Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DO FUNCHAL

Líder nacional no número de turistas de cruzeiro

O Porto do Funchal continua a liderar a nível nacional o movimento de turistas de navios de cruzeiro, tendo registado no ano que findou 540.180 passageiros em 303 escalas, o que significa que houve um aumento percentual de 10% no movimento de passageiros e de 3% no número de escalas.
Em conferência de imprensa, a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Alexandra Mendonça deu conta dos resultados positivos do sector de cruzeiros em 2011 e perspectivou 2012 como “um bom ano, pois deverá manter-se a tendência de crescimento, contando-se neste momento com 334 reservas.”

A Presidente da APRAM destacou também o crescimento do turn around, um interface entre o porto e o aeroporto que permite ao turista permanecer uns dias antes ou depois do cruzeiro na região, uma aposta que “se tem revelado muito positiva.”

Assim, o número de embarcados aumentou de 5.046 para 7.978 passageiros e o de desembarcados de 4.795 para 7.854 passageiros, o que se traduz num aumento percentual de 58% na variante de desembarcados e de 64% na variante de embarcados, relativamente ao ano anterior.
No ano de 2011, destaque também para o regresso dos navios de cruzeiro ao Porto Santo que recebeu seis escalas e 2.609 passageiros.

No passado mês de Dezembro registaram-se 45 escalas e um movimento de 73.370 passageiros, sendo 1.075 embarcados e 971 desembarcados.
O melhor mês em termos de movimentos de navios e passageiros foi Novembro, habitualmente um dos meses de maior movimento quando muitos navios atravessam o Atlântico para reposicionarem-se nas Caraíbas e América do Sul.
Nesse mês houve 50 escalas e um movimento de 84.926 passageiros.

Na conferência de imprensa, a Presidente da APRAM chamou também a atenção para as parcerias que a empresa mantém com os portos portugueses e de Canárias e referiu que no próximo ano vão manter-se as participações nas principais feiras do sector, o contacto directo com as companhias e o trabalho conjunto com os agentes de navegação.