Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Virgem do Sameiro só tinha balsa há um mês

A embarcação Virgem do Sameiro tinha rádio VHF, o meio de comunicação mais usado em navegação próxima da costa e cujo alcance pode ir até cerca das 20 milhas. Mas a surpresa que o mar pregou aos seis pescadores «não deu tempo de comunicar» a situação de perigo, disse ao SOL o mestre do pesqueiro, José Manuel Coentrão.

Nos rádios mais modernos, como o que o mestre tinha pedido ao programa Segurança é Viver da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), a chamada distress call já é automática. Se o barco já estivesse equipado com este rádio novo, bastaria carregar num botão. A jangada salva-vidas, paga pelo mesmo programa tinha, aliás, sido colocada no pesqueiro «há um mês».

Os donos das embarcações com menos de 15 metros de comprimento, como era o caso da Virgem do Sameiro (13,8 metros), não estão obrigados a ter balsas nem EPIRB (Emergency Position Indicating Radio Beacon) – os chamados radiobalizas –, mas José Manuel Coentrão tinha pedido estes equipamentos.

fonte







Artigos relacionados:

  • O Sistema Nacional de Busca e Salvamento Marítimo
  • Caxinas recebe em festa os seus Heróis do Mar