Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A SOBERANIA DOS ESTADOS E O MAR

A realidade portuguesa

Os Mares (e os Oceanos) sempre pesaram na concepção das políticas e das estratégias de segurança e desenvolvimento dos Estados. Ao longo da história, são vários os factos e os acontecimentos que nos dão conta da importância do Mar no desenvolvimento dos países e, em especial, daqueles, cuja geografia os colocou mais próximos dele.
Nos primórdios foram os recursos vivos, a pesca e a salga e a energia das marés, as actividades que primeiro aproximaram o homem do mar. Mais tarde, as trocas comerciais e o transporte marítimo fizeram o homem olhar
o mar e os oceanos de um modo mais científico, porventura, mais consciente da realidade que eles próprios encerram.
Todavia, só após a chegada dos portugueses à Índia é que a actividade marítima, até então circunscrita aos respectivos oceanos e mares interiores, se tornou transoceânica, mercê de um mais apurado desenvolvimento daarte de marear e das próprias técnicas de cálculo e de navegação.
Foi o grande salto!

LEIA AQUI A VERSÃO INTEGRAL DA Comunicação apresentada na Academia de Marinha pelo Académico Correspondente vice-almirante João Manuel Lopes Pires Neves, 1 23 de Fevereiro de 2010 (formato pdf, 32 páginas)

foto de topo