Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

50 ANOS do Paquete FUNCHAL comemorados na cidade que lhe deu o nome

O cinquentenário da entrada em serviço do famoso paquete português FUNCHAL, em Novembro de 1961, está a ser comemorado na cidade do Funchal com uma palestra alusiva à história do navio e uma exposição fotográfica dedicada ao último grande paquete português ainda existente.

Estas iniciativas são promovidas pelo CEN - Clube de Entusiastas de Navios, com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal e de Luís Miguel Correia, investigador de história marítima contemporânea e autor de 20 livros versando temas associados aos navios e ao mar.

Este domingo, 27 de Novembro, pelas 11:30, foi proferida por Luís Miguel Correia uma palestra sobre os 50 anos de história do paquete FUNCHAL. Na ocasião o palestrante fez uma pequena homenagem a três personalidades fundamentais associadas à existência continuada do FUNCHAL: os Armadores Vasco Bensaude e George P. Potamianos, e o Almirante ECN Rogério de Oliveira, responsável pelo projecto do paquete e um dos mais ilustres arquitectos navais europeus do século XX.

 Foi ainda feita uma referência à extinta Empresa Insulana de Navegação, que em Dezembro completaria 140 anos, pois foi constituída nos Açores em Dezembro de 1871. Este evento terá lugar no auditório do Hotel Porto Santa Maria, no Funchal.

Hoje, 28 de Novembro, pelas 17:00, será inaugurada uma exposição alusiva ao paquete FUNCHAL no átrio principal da Câmara Municipal da cidade do Funchal.
 







Artigos relacionados:

  • Viagem inaugural a 4 de Novembro de 1961
  • Um paraíso para os coleccionadores
  • Porto de Lisboa com sete navios de passageiros
  • O cargueiro «Alcobaça»
  • Cruzeiros à Madeira no fim do ano
  • «Lisboa e o Mito do Cais da Europa», por Luís Miguel Correia