Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

FERNANDO NASCIMENTO, PRESIDENTE DA PORTOS DOS AÇORES

A era da mensagem e o elevar da voz dos portos

É uso dizer-se que vivemos, neste início de século XXI, em plena sociedade da informação e da comunicação, expressão já relativamente gasta tal o número de décadas entretanto transcorrido desde que os media assumiram papel central na definição da história local, regional, nacional e internacional, bom como dos destinos de terras, povos, países e… do mundo, no seu todo.

Pelo poder da informação já “caíram” presidentes de algumas das nações mais destacadas do planeta (recorde-se o caso/escândalo Watergate, nos Estados Unidos da América); com base no acesso imediato às imagens difundidas pela comunicação social se seguiram, à escala global, a «Guerra do Golfo», o derrube das Torres Gémeas de Nova Iorque e a invasão do Iraque… Com base na força de imagens televisivas e vídeo, difundidas através das emergentes redes sociais, se proporcionou o eclodir da «Primavera Árabe» de 2011, na África mediterrânica.

Do tempo em que a informação nos chegava na sequência de acto próprio, individual (de compra de um jornal ou de sintonização de emissora de rádio ou de canal de televisão, por exemplo), passou-se, entretanto, para uma era em que as notícias, as novidades, os actos e os factos nos entram pela porta dentro, sobretudo por via informática, sem que a tal nos possamos opor.

Neste contexto, quem não se actualiza, quem não acompanha o devir histórico dos nossos dias, depressa está ultrapassado, desde logo porque a informação é, cada vez mais, imprescindível para uma permanente actualização profissional, para a conquista de novos mercados ou para uma mera… “passagem da mensagem”, independentemente dos propósitos que se tenha em vista.

Ora, numa altura em que se cumpre um ano sobre o lançamento do portal da Associação de Portos de Portugal e, simultaneamente, da difusão regular, diária, da «newsletter» electrónica da APP, é de saudar não só a efeméride em si, mas também a quantidade, variedade e qualidade da informação veiculada ao longo dos últimos meses, a qual tem servido não só para aproximar a comunidade portuária como igualmente para levá-la ao conhecimento de todos quantos se encontram para lá dos limites das áreas de jurisdição das administrações portuárias ou dos portões de acesso aos portos…
É de registar, ainda, o interface destas duas ferramentas de informação sobre os Portos de Portugal com instrumentos “modernos” de comunicação como são, desde logo, o Facebook, o Twitter e o YouTube.

Da parte da nova Portos dos Açores, S.A. – entidade que por força da entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n.º 24/2011/A, de 22 de Agosto (diploma que aprovou o novo Sistema Portuário dos Açores) sucede à Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental, S.A., à Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. e à Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, S.A. – vamos tentar corresponder ao desígnio de prestar contributo para a “alimentação” permanente, actualizada e apelativa das plataformas de informação/comunicação da Associação de Portos de Portugal. Até porque, por vezes, a periferia insular portuguesa é menos conhecida dos grandes centros e a nós compete-nos também fazer elevar a nossa voz!

Fernando Manuel de Saldanha Matos do Nascimento
Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A.


 







Artigos relacionados:

  • «Uma aposta ganha»
  • Estamos de parabéns!
  • «Percorremos um longo caminho»
  • Newsletter APP: um ano a navegar
  • «Newsletter da APP cumpriu plenamente a sua função»
  • «A newsletter electrónica da APP colocou as temáticas do mar e dos portos na agenda de muitos cidadãos»