Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MATOS FERNANDES, PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES (APDL)

Estamos de parabéns!

É inegável que com a presença na Web, a APP deixou de ser uma organização exclusivamente portuária para passar a ser pertença de um número muito mais alargado de pessoas e empresas.

O primeiro aniversário da newsletter celebra o desejo da APP em mostrar que os portos portugueses são entidades com grande dinamismo e pluralidade. Os portos são muito mais do que as administrações portuárias e até do que as empresas do sector dos transportes que as utilizam comummente. Os portos são de quem produz, de quem importa, de todos quantos com eles se relacionam ainda que seja por uma simples relação de vizinhança.

Portugal tem bons portos. Nem sempre a opinião pública e a comunidade empresarial o souberam reconhecer. E a quem cabe provar a nossa capacidade como pólos fulcrais da economia e da criação de riqueza? A nós próprios, não haja dúvidas. Por isso é tão relevante esta nova capacidade de chegar a um público mais alargado.

Confesso que já tinha festejado, antes do tempo, este primeiro aniversário. Fi-lo no dia em que vi apresentar o site da APLOP, Associação de Portos de Língua Portuguesa. Os conteúdos e a “vida” deste novo site, logo no dia do seu nascimento, revelavam uma capacidade consolidada de saber de portos e de saber de sites. Tendo Leixões a maior das responsabilidades na criação da APLOP (como todos o reconhecem) foi factor de orgulho assistir à apresentação de mais esta ferramenta de comunicação e aprendizagem em comum.

Há anos que a APP era o símbolo do trabalho conjunto dos portos portugueses. A forma como souberam as administrações portuárias, num quadro de total autonomia, construir a Janela Única Portuária, o projecto Portmos, o estudo sobre o potencial de negócio entre os países da CPLP, são provas inequívocas de que sempre nos soubemos juntar e cada vez que percebemos que isso nos traria vantagens. O site e a newsletter são a continuação de este espírito colaborativo, agora mais virado para o exterior do que para a resolução dos nossos problemas.

Vale a pena continuar e reforçar a nossa autonomia, o desejo de encontrar formas de cooperar e de mostrar ao comum das comunidades sociais e empresariais de que apenas temos o superior objectivo de servir o nosso país.

João Pedro Matos Fernandes
Portos do Douro e Leixões
Porto de Viana do Castelo

 







Artigos relacionados:

  • «Uma aposta ganha»
  • «Percorremos um longo caminho»
  • Newsletter APP: um ano a navegar
  • «Newsletter da APP cumpriu plenamente a sua função»
  • «A newsletter electrónica da APP colocou as temáticas do mar e dos portos na agenda de muitos cidadãos»
  • A era da mensagem e o elevar da voz dos portos