Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Baía da Horta integra Rede Mundial de baías do Clube das mais Belas Baías do Mundo

A Baía da Horta já é oficialmente “Uma das Mais Belas Baías do Mundo”. A entrada da baía açoriana no Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi comunicada esta semana à Câmara Municipal da Horta, depois da confirmação da adesão ter estado em cima da mesa da reunião da direcção daquele clube, que se realizou este mês de Novembro, em Londres.

A integração da Baía da Horta no Clube é o reconhecimento não só da beleza natural da enseada mas sobretudo da qualidade natural, histórica e cultural que a caracteriza. Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, responsável no contexto da Comissão Náutica Municipal pela candidatura daquele ex-líbris, trata-se de um motivo de “satisfação”, que trará maior “notoriedade à Baía da Horta no contexto da rede mundial a que agora adere”.

A candidatura da Baía da Horta surge apadrinhada pela única baía portuguesa pertencente ao referido clube – A Baía de Setúbal – depois de ter passado por um processo de candidatura, apresentado em Maio deste ano no Congresso das Baías no Siné Saloum (Senegal) e depois de ter ultrapassado com sucesso, o processo de avaliação no local, efectuado em Agosto último por Louis Thébault, da Direcção do Clube.

Para a confirmação do nome da Baía da Horta entre o leque de três dezenas de baías em todo o mundo, foi determinante a sustentabilidade paisagística e ambiental da baía e zonas envolventes, a sua correlação natural, comercial, cultural e turística com o Porto da Horta, a indiscutível preservação de toda a área e da ilha onde se situa, bem como a centralidade da baía no contexto do Atlântico.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo tem por objectivos salvaguardar o património natural das baías e regiões, preservar a sua identidade, respeitar os modos de vida, vivências e tradições das populações, promovendo um desenvolvimento económico local sustentado de acordo com critérios adoptados pela Unesco, e promover as baías no contexto nacional e internacional.

A entronização da Baía da Horta decorrerá em Setembro de 2012, no Congresso Mundial do Clube, que se realizará em organização partilhada em Bodrum, na Turquia e em Patmos, na Grécia.
 







Artigos relacionados:

  • Retiradas duas toneladas de lixo das águas do porto da Horta
  • Iate francês na Horta para estabelecer recorde na ligação marítima à vela a Sables d Olonne
  • Pinturas Murais na Marina da Horta - Arte,Tradição ou Superstição?
  • Marina da Horta regista entrada do milésimo iate em 2011
  • Baía da Horta candidata a uma das Mais Belas Baías do Mundo
  • «Kristina Katarina» hoje na Horta
  • «Discovery» na Horta
  • «Horta Destino Náutico 2011»