Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Delegação de Angola visita o Porto de Sines

Uma delegação da Unidade Marítima da Polícia Fiscal e Aduaneira do Ministério do Interior de Angola visitou o Porto de Sines, em 23 de Novembro, com o objectivo de conhecer melhor a realidade portuária nacional, nomeadamente ao nível dos procedimentos das autoridades no controlo de pessoas e mercadorias.

A visita teve uma focalização directa sobre a actuação da Autoridade Portuária, Autoridade de Fronteira e Autoridade Aduaneira no tratamento dos processos de navios e de mercadorias, tendo merecido uma especial atenção as ferramentas informáticas que são utilizadas para o exercício das competências destas autoridades. Neste campo, foi apresentada a Janela Única Portuária e o Cartão Único Portuário, os quais funcionam de forma integrada e permitem gerir o conjunto de informação relevante e necessária ao despacho electrónico de navios, mercadorias, tripulantes e passageiros.

O acesso à zona internacional do porto, as entradas a bordo e as licenças a terra foram exemplificadas com casos reais nos sistemas referidos. Posteriormente, foram verificados no terreno através do sistema de vigilância vídeo e também, in loco, nas portarias e nos terminais. Os visitantes tiveram ainda oportunidade de visitar o Centro de Sistemas e Helpdesk, a Alfandega no TXXI e o Posto de Fronteira do SEF, bem como as operações de carga e descarga do “MSC Luciana”. Este navio está integrado no serviço do Extremo Oriente e movimentou um total de 2.132 contentores, ou seja, 3.469 TEU, e tinha proveniência de Chiwan e como destino o porto de Le Havre.

A visita saldou-se num resultado muito positivo e enriquecedor para ambas as partes. Como é sabido, Angola encontra-se num momento de grande desenvolvimento e modernização, sendo os portos infra-estruturas essenciais para essa evolução. Os programas de desenvolvimento para os portos de Luanda e do Lobito são exemplos de projectos bastante ambiciosos e a cooperação entre as autoridades que exercem as suas competências nos portos portugueses e angolanos representam uma excelente oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e promoção de acções concretas de simplificação e melhoria do controlo, com vista a criar melhores condições de competitividade portuária e aumentar os fluxos comerciais entre os dois países irmãos.