Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa apresenta no Brasil programa inovador de gestão para acostagem de navios

No passado dia 7 de Novembro esteve em Brasília uma comitiva portuguesa para uma reunião de trabalho na sede da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A comitiva, que foi recebida por Tiago Lima, Director da ANTAQ, era liderada por Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, sendo também constituída por Luísa Fragoso, Conselheira da Embaixada de Portugal em Brasília e por Pedro Ferreira, Administrador da Timestamp, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo sistema de coordenação portuária do Porto de Lisboa (DS-PLAN, Docking Ships Planning – Space & Time Management).

Na ocasião foi feita a apresentação desta inovadora ferramenta operacional de gestão portuária que tem como função a gestão, o controlo e planeamento das várias etapas da acostagem e permanência de navios em porto. O DS-PLAN encontra-se actualmente em exploração no Porto de Lisboa, implementado no âmbito de um projecto de modernização portuária e tecnológica, levado a cabo recentemente pela Administração do Porto de Lisboa.
A comitiva portuguesa apresentou também esta aplicação na Secretaria de Portos, tendo ainda visitado um conjunto de portos brasileiros, onde procedeu à apresentação deste sistema operacional, com vista à sua comercialização no Brasil.

O sucesso do projecto teve alcance internacional quando, no passado mês de Abril, foi apresentado na 17.ª Intermodal South America, em São Paulo, no Brasil – evento internacional dedicado à logística, transportes e comércio externo, onde a APL e a Timestamp estiveram presentes. O resultado foi bastante positivo, tendo a comunidade portuária brasileira manifestado enorme interesse na dinamização comercial desta solução.