Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Douro Azul ganha novo contrato de 20,5 milhões e vai construir outro navio

O crescimento da Douro Azul entrou em velocidade de cruzeiro. Em contraciclo com a recessão económica portuguesa, a maior operadora de cruzeiros turísticos no rio Douro aposta no reforço da sua frota. Depois de ter lançado à agua, em Abril passado, o seu quinto navio-hotel, num investimento de 12,4 milhões de euros, e de ter anunciado a intenção de contratar a construção de mais um barco, a empresa acaba de firmar, em Inglaterra, a decisão de duplicar a encomenda a adjudicar até ao final deste ano.

"Assinei, na World Travei Market, em Londres, um contrato por cinco anos com a norte-america na Ama Waterways, no valor de 20,5 milhões de euros, o que vai obrigar a Douro Azul a encomendar a construção de mais um navio-hotel para além do que já estava previsto", revelou ao Negócios Mário Ferreira, presidente da empresa portuguesa. Significa isto que a Douro Azul assegurou até 2017 a ocupação integral, com clientes estrangeiros, do futuro navio, que deverá entrar ao serviço da companhia californiana em Março de 2013.

E pela primeira vez na sua história, a empresa sediada no Porto terá na sua frota um barco baptizado como nome da contratante. "Todos os nomes dos barcos que trabalham em exclusivo para a Ama Waterways começam por Ama. No caso do nosso navio, a empresa norte-americana decidiu chamar-lhe Ama Vida, pois estará ao serviço daqueles que amam a vida!", gracejou Mário Ferreira.

O empresário português, que ontem assinou o novo contrato com Rudi Schreiner, presidente da AmaWaterways, avançou ainda que o AmaVida, que terá uma dimensão semelhante aos que fazem parte da actual frota da Douro Azul, vai ficar dotado de uma menor capacidade de alojamento. "Devido ao facto de o perfil de cliente deste operador ser de classe alta, o navio terá 54 cabines em vez das habituais 65", confidenciou o mesmo gestor.

Investimento previsto: cerca de 11 milhões de euros, sendo que "este contrato compreende um adiantamento de 500 mil euros por parte da operadora". A AmaWaterways é especialista na distribuição de cruzeiros fluviais, operando em rios como o asiático Mekong, o europeu Danúbio ou o africano Zambeze.

Mais de 20 milhões no estaleiro

Abriu entretanto a corrida à construção dos novos barcos-hotel da Douro Azul. "É que agora vou encomendar não um, mas dois navios", avançou Mário Ferreira, admitindo que está a negociar com dois estaleiros portugueses - os de Viana do Castelo e a Navalria, da Martifer – e o holandês De Hoop. O empresário não quis adiantar mais pormenores sobre a sua estratégia de negociação, mas confirmou que a adjudicação das duas embarcações deverá acontecer "até ao final do ano".

Aos 11 milhões de euros em que está orçada a construção do AmaVida, acresce os 13 milhões previstos para colocar na água o Douro Prestige, nome do outro navio a encomendar pela Douro Azul, num investimento que inclui a aquisição de um helicóptero e dois autocarros turísticos.

FONTE
 







Artigos relacionados:

  • Douro Azul negoceia com estaleiros novo navio de 13 milhões
  • DouroAzul com campanha para as vindimas
  • DouroAzul lança campanha «Verão Azul»
  • DouroAzul celebra Dia Mundial da Criança
  • DouroAzul promove cerejas de Resende
  • Oportunidades de emprego
  • Novo navio-hotel lotado até 2015
  • Navegação no Douro abre esta sexta-feira
  • Mapa do Douro