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Ponte D. Maria Pia inaugurada a 4 de Novembro de 1877

O professor catedrático Raimundo Delgado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entrevistado pela Agência Lusa, explica que esta obra “envolveu muita inovação para a época”. Foi mesmo considerada pela American Society of Civil Engineers “um marco da engenharia civil mundial”.

Projectada pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig e construída entre 5 de Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877, pela empresa Eiffel Constructions Métalliques, fundado por aquele e por Gustave Eiffel, esta foi a primeira ponte ferroviária a unir as margens do rio Douro. A solução inovadora do “arco para vencer um vão de 160 metros permitiu fazer uma ponte que muitas pessoas designam como sendo transparente”.

Portugal insere-se no lote de países onde a construção em ferro começou a ser feita mais cedo. “Imagino que poderão ter pensado que a ponte teria uma grande perenidade. Certamente que não estariam a imaginar a evolução que houve por esse mundo fora, e que aquela ponte, destinada ao caminho-de-ferro, pudesse durar tanto tempo”, explicou o engenheiro.

“Com o nosso conhecimento actual, reconhecemos que teve uma grande longevidade - 114 anos em pleno funcionamento. E ainda está lá, provavelmente com necessidade de manutenção”. Para o engenheiro é necessário agora “olhar para o futuro”, pensar como manter e dar uso à ponte, reflectir sobre a melhor forma de garantir a sua manutenção ao longo do tempo, “para que não se venha a deteriorar de um modo quase irreversível”.

A inauguração da ponte foi presidida pelo rei D. Luís I e pela rainha D. Maria. Na execução da obra participaram 150 operários e foram utilizadas 1600 toneladas de ferro. Em 1991, após a construção da ponte São João, projectada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a ponte D. Maria Pia foi desactivada.

FONTE
 












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