Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2011

Porto de Sines cresce 22 %

O Porto de Sines cresceu 22% no 3.º trimestre de 2011 face a igual período do ano anterior, atingindo as 7.516.337 toneladas de mercadorias movimentadas nestes três meses. Este crescimento teve essencialmente origem no comércio externo, com o movimento de mercadorias com portos de países terceiros (fora da EU) a crescer 26%, destacando-se as exportações que cresceram 24 % neste período.

O movimento de contentores continua a ser um segmento de carga com forte crescimento em Sines. Nos primeiros nove meses de 2011 o total de mercadorias movimentadas por contentor cresceu 26%, acumulando 4.062.256 toneladas e registando um total de 336.428 TEU movimentados. O 3º trimestre foi de resto o mais forte de sempre, com Sines a reforçar o seu papel como Hub entre a Ásia e a América do Norte e do Sul. O principal destaque vai para o início do serviço semanal entre Sines e os principais portos Brasileiros, que permite ao porto reforçar a sua presença no principal mercado do Atlântico Sul, complementando a sua extensa rede de serviços que operam no eixo Este-Oeste.

De Janeiro a Setembro de 2011 e a par da Carga Geral que globalmente cresceu 27%, cresceram também os Graneis Sólidos com uma excelente performance, os quais registaram um incremento de 57%, totalizando 2.949.181 toneladas movimentadas. Já os Graneis Líquidos registaram nos primeiros nove meses do ano um total de 12.170.140 toneladas de mercadorias, que, apesar da recuperação, se mantem ainda 10% abaixo do registado em 2010 em consequência da paragem da Refinaria de Sines no inicio do ano.

Globalmente, o Porto de Sines movimentou 19.254.076 toneladas de mercadorias de Janeiro a Setembro de 2011, o que lhe permite registar um incremento de 3% face a 2010. O último mês deste período, para além de ter sido o melhor mês do ano com 2,7 milhões de toneladas movimentadas, ficou ainda marcado pelo início de operações da Artlant PTA no Porto de Sines, com a operação de descarga de Paraxileno do navio “Atlantis Alhambra” no passado 29 de Setembro, sendo que a entrada em produção da fábrica localizada na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines deverá acontecer a curto prazo.

FONTE: ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES