Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

7 DE OUTUBRO DE 1985

Achille Lauro sequestrado

O Achille Lauro ocupou as manchetes dos jornais do mundo todo em Outubro de 1985, quando, a 7 desse mês, quatro terroristas palestinianos o sequestraram durante um cruzeiro no Mediterrâneo, com 511 passageiros e tripulantes a bordo, ameaçando explodi-lo.

Quando os sequestradores chegaram, dois dias mais tarde, a Port Said, Egipto, soube-se que um passageiro em cadeira de rodas, o judeu norte-americano Leon Klin Ghoffer, tinha sido morto e atirado ao mar, crime que provocou revolta em todo o mundo.

O Egipto concordou em soltar os sequestradores para salvar as pessoas a bordo do Achille Lauro; porém, o avião que os transportava foi interceptado por caças norte-americanos e obrigado a aterrar na Sicília. Os quatro extremistas foram julgados em Itália e condenados a longas penas de prisão.

O navio viria a afundar-se a 3 de Dezembro de 1994, na sequência de um incêndio a bordo, que começara quatro dias antes. Viajava com 579 passageiros pela costa Leste de África, em direcção às Ilhas Seychelles.




MAIS DETALHES


LEIA TAMBÉM:
"Custodiremo i terroristi" - La bugia di Craxi a Reagan

 







Artigos relacionados:

  • Sequestro do «Achille Lauro»
  • «Achille Lauro» levava a bordo 78 portugueses