Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LÍDIA SEQUEIRA:

Sines apto a receber navios de 18 000 TEU

No final de Novembro, o Terminal XXI de Sines terá acessos marítimos com fundos de -17,5 metros, confirmou Lídia Sequeira.

Nessa altura, acrescentou a presidente da administração portuária, o terminal de contentores de Sines ficará capaz de receber, sem restrições, os navios de 18 000 TEU, os Triple-E, que a Maersk tem encomendados.

“Igual a Sines, na Europa, só teremos Roterdão”, reforçou aquela dirigente, que salientou ainda o facto de, desde Julho, o porto alentejano ser também “líder nacional na movimentação de contentores”.

A melhoria das acessibilidades marítimas do Terminal XXI é o resultado de um investimento de 40 milhões de euros que a APS está a fazer “sem recurso ao Orçamento de Estado nem a financiamento bancário”, enfatizou. Além do aumento dos fundos para -17,5 metros, está em curso o prolongamento do molhe de protecção ao terminal. Ambas as obras já contemplam a expansão prevista do terminal de contentores até ao máximo da sua capacidade.

A par destas melhorias, o porto de Sines está também a trabalhar na evolução da Janela Única Portuária para a Janela Única Logística. O projecto envolve a administração portuária, a PSA Sines, a MSC e a CP Carga.

A presidente do porto acredita nos importantes ganhos para toda a cadeia que resultarão da integração da operadora ferroviária pública no sistema, razão por que, afirmou, a APS estará até disponível para assegurar as necessidades de investimento da CP Carga neste domínio.

O projecto poderá ser depois replicado noutros portos nacionais e mesmo exportado, sublinhou ainda Lídia Sequeira, que marcou presença no congresso da APAT, em Tróia.

FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS
 







Artigos relacionados:

  • Porto de Sines é pioneiro na investigação dos impactos de obras
  • Lídia Sequeira no programa «Iniciativa»
  • Lídia Sequeira na comemoração do Dia Mundial das Alfândegas
  • APS com crescimento histórico em 2010 na área dos contentores
  • Intervenção de Lídia Sequeira disponível no YOUTUBE
  • Apresentação de Lídia Sequeira, Porto de Sines, APS
  • Lídia Sequeira apresentou o porto de Sines no Forum APAT