Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Trabalhadores dos Estaleiros de Viana garantem que empresa pode construir ferries para os Açores

Os trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo congratularam-se hoje com o pedido do Governo, aos Açores, para revisão do concurso para a construção de dois ferries e garante que a empresa está em condições de a levar a cabo.
“Nós estamos em condições para concorrer, como outros estaleiros portugueses, privados e públicos. O importante é que se permita essa hipótese”, disse à Lusa António Barbosa, da Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O responsável reagia assim ao pedido que o Ministério da Defesa fez ao Governo dos Açores para interceder no caso do concurso público lançado pela empresa Atlânticoline para a construção de dois ferries porque os critérios excluem os ENVC e qualquer empresa nacional.

“Num procedimento que infelizmente é já recorrente, a empresa Atlânticoline, SA repete o lançamento de concursos para a construção de navios cujos requisitos inviabilizam, pura e simplesmente, a possibilidade de os ENVC [Estaleiros Navais de Viana do castelo], mas também de qualquer empresa nacional, a eles concorrer", lê-se numa carta dirigida ao secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, a que a agência Lusa teve acesso.

Paulo Braga Lino invoca o "difícil momento que o país e as suas empresas atravessam", a situação dos ENVC e "o interesse nacional e regional" para solicitar a intervenção do Governo açoriano.

Argumentos partilhados pelos trabalhadores: “Estamos no mesmo país, mas se atuamos como dois países diferentes, isso é muito mau. Portugal é um só e não deve haver qualquer descriminação de empresas”, afirmou António Barbosa.

Em causa está o concurso público que a Atlânticoline abriu na semana passada para a construção de dois navios para operar nas ligações entre Faial, Pico e S. Jorge, nos Açores.

Neste concurso, com um valor de 18,72 milhões de euros, a empresa manteve as condições que existiam no anterior, entretanto encerrado por desistência do único estaleiro convidado a apresentar proposta, e que suscitaram críticas dos estaleiros nacionais e um apelo do presidente da Câmara de Viana do Castelo para que o Governo português intercedesse.

“A pronta intervenção do Governo em proteger as empresas e a economia nacional é de louvar”, sublinhou o autarca José Maria Costa, na reação a este pedido.

O socialista lembra que os ENVC “têm grande competência técnica e conhecimento de construção naval, em especial em ferries, tendo construído já no passado navios similares para empresas portuguesas”.

FONTE: AÇORIANO ORIENTAL
 







Artigos relacionados:

  • Atlânticoline admite avançar com pedido para penhora aos ENVC
  • Atlânticoline relançou concurso para a construção de dois ferrys
  • Russos interessados nos Estaleiros
  • Lula da Silva admite interesse nos estaleiros de Viana do Castelo
  • Decisão sobre futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo adiada para Outubro
  • A Ver Navios - DOCUMENTÁRIO DA SIC SOBRE OS ENVC
  • Entrada de grupo europeu pode ser solução para Estaleiros de Viana
  • Ferry «Atlântida» realizou provas de mar e já está em Lisboa
  • Galiza teme avanço de Viana do Castelo
  • Prejuízos de 20 anos consecutivos nos Estaleiros de Viana somam 179 milhões
  • Manutenção de iates de luxo? Ou infra-estruturas para energias renováveis?
  • Estaleiros de Viana são discutidos hoje no Parlamento
  • Estaleiros Navais de Viana do Castelo
  • Estaleiros Navais de Viana do Castelo - Filme de 1952
  • Brasil, eólica e navios militares entre os cenários de futuro dos estaleiros de Viana
  • «O transporte em navio Ferry entre Açores, Madeira e continente é viável»
  • Lançada petição para linha por navio ferry entre Ponta Delgada-Açores, Madeira e Continente