Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EL PAÍS

Sines interessa a Madrid e Pequim

Os espanhóis parecem conformados com a suspensão do projecto do comboio português de alta velocidade que ligaria Lisboa a Madrid, apesar de o Governo autónomo da Estremadura declarar que continuará a tentar «convencer» o Executivo de Pedro Passos Coelho a retomar o primeiro plano e a esquecer o “TGV de segunda”.
As atenções dos espanhóis centram-se agora no projecto de uma linha ferroviária de mercadorias em bitola europeia que possa transportar contentores entre o porto de Sines e Madrid em cerca de 8 horas.

Consolidar o porto alentejano como a «porta atlântica da Europa» é o objectivo sublinhado numa reportagem na edição de domingo do EL PAÍS. O diário espanhol lista as vantagens de Sines face a Valência ou Bilbau: menos quatro dias de viagem para os navios provenientes da Ásia ou do Brasil, águas profundas para o transbordo da mercadoria dos supercargueiros e vastas áreas de terrenos disponíveis para a construção de terminais e plataformas logísticas.

Segundo o El PAÍS, o projecto entusiasma não só os portugueses como também os chineses, sobretudo com a prevista expansão do canal do Panamá a reforçar a posição estratégica de Portugal. «Para o gigante asiático, o porto de Sines tem uma grande importância como ponto de entrada de produtos não acabados que podem ser montados em Portugal». refere o diário.

VERSÃO INTEGRAL DA NOTÍCIA AQUI