Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

APRAM lança concurso «Mar Literário: quem são os piratas do mar de hoje?»

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Mar, a Administração dos Portos da Madeira lançou ontem, sexta-feira, um concurso denominado "Mar Literário: quem são os piratas do mar de hoje?", dirigido aos alunos das escolas do ensino básico da Região, com idades entre os oito e os 16 anos.

Em conferência de imprensa, o Presidente da Administração de Portos da Madeira referiu ser esta uma das três iniciativas alusivas ao Dia Mundial do Mar programadas pela APRAM. A primeira foi no passado dia 23 com a abertura do Posto de Informação Turistica na Gare Marítima da Madeira e a terceira será no próximo dia 4 de Outubro com a abertura de uma exposição, intitulada "90 anos do raid aéreo Lisboa-Funchal", em parceria com a Marinha Portuguesa.

Esta é mais uma iniciativa que se enquadra também na chamada responsabilidade social da empresa. No ano passado, a APRAM lançou a mascote Guingas, cujo objectivo, entre outros, passava por aproximar a população mais jovem da temática portuária, do mar e da defesa do ambiente.

Com este concurso literário; a APRAM pretende chamar a atenção para a questão da pirataria marítima, sensibilizar para a importância do Mar, fomentar e consolidar hábitos de escrita e de leitura nos jovens madeirenses, essencialmente, promover a sua criatividade e imaginação.

São admitidos a concurso textos exclusivamente em português, nas modalidades de poesia ou prosa e cada concorrente pode entregar no máximo um trabalho por modalidade.
Os nomes dos premiados serão conhecidos a nove de Março de 2012, através do site da APRAM, devendo os vencedores ser também contactados pessoalmente. A entrega de prémios deverá ter lugar no dia 21 de Março, na Gare Marítima da Madeira.
Há um pacote de prémios a distribuir, em colaboração com alguns parceiros e que são material pedagógico, visitas a navios e passeios náuticos.

A partir de agora, uma equipa da APRAM vai promover esta iniciativa nas escolas da Região, chamando a atenção para um problema grave do nosso tempo que tem vindo a crescer sobretudo, no Golfo de Aden, Mar Vermelho e Oceano Pacifico, cujos prejuízos estão avaliados na ordem dos 15 biliões de dólares.

COLABORAÇÃO: ANA GOUVEIA