Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DIA MUNDIAL DO MAR NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Jovens pilotaram rebocador

A Administração do Porto da Figueira da Foz promoveu, esta quinta-feira, a visita de duas turmas de estudantes ao navio porta-contentores BF VICTORIA. Turmas da Escola Bernardino Machado (período da manhã), e da Escola Cristina Torres (período da tarde). Findas as visitas, seguiu-se passeio no rebocador "Monte da Lapa", da empresa “TINITA”.

Como apreciação geral, os jovens consideram ter “ corrido tudo muito bem”:
“ A visita ao navio de contentores de linha regular BF VICTORIA que estava em operação de carga foi muito interessante; dividimo-nos em dois grupos, um foi à ponte de navegação e outro à casa da máquina; depois trocámos. Os oficiais são da Ucrânia e os marinheiros filipinos, uma tripulação de apenas nove elementos” – relata um dos petizes.

“Embarcámos no rebocador "Monte de Lapa" da TINITA, que prestou uma óptima colaboração a partir do convés do navio, dado que estavam nivelados e no final desembarcámos no mesmo local” – adianta outro participantes.

Os estudantes tiveram oportunidade de "conduzir" o rebocador, dado tratar-se de um sistema muito intuitivo e que responde rápida e eficazmente, sob o olhar atento do Mestre da embarcação. Ficaram surpreendidos pelas excelentes capacidades de manobra do rebocador (navega até lateralmente), tipo Voit Schneider.
“Experiência fantástica”, “única”, “uma sensação muito agradável”, “não pensava que podia ser assim tão simples”, foram alguns dos comentários ouvidos.

As duas visitas mereceram o acompanhamento na água da lancha da Polícia Marítima, gentilmente disponibilizada pelo Capitão do Porto, zelando-se assim pela segurança e com capacidade de intervenção em qualquer eventualidade.

No final procedeu-se a informação aos jovens sobre o tema desta edição do Dia Mundial do Mar, a Pirataria Marítima: em que consiste, quais os métodos que utilizam, o impacto na economia mundial e qual a resposta que se encontra organizada para combater o flagelo.

O Porto da Figueira da Foz disponibiliza, na web, um site com 68 fotos, retratando as experiências dos turnos da manhã e da tarde.
http://arquivodoportodeaveiro.org/UserFiles/dmmarapff2011/
 

Reportagem fotográfica de Carlos Monteiro


 

















Artigos relacionados:

  • Baptismos de mar 2010 - Porto da Figueira da Foz (1)
  • Baptismos de mar 2010 - Porto da Figueira da Foz (2)
  • Baptismos de mar 2010 - Porto da Figueira da Foz (3)