Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE É DIA MUNDIAL DO MAR

Portos portugueses com inúmeras actividades

A exemplo do ano passado, também em 2011 os portos portugueses associados na APP avançam com uma série de iniciativas, associando-se assim, em força, às comemorações do Dia Mundial do Mar.
Tais iniciativas não se cingem ao dia de hoje, 29 de Setembro, com algumas a prolongarem-se até 5 de Outubro e outras que entretanto já decorreram.

Eis a lista das iniciativas programadas pelos portos portugueses:

APA – Administração do Porto de Aveiro

A Administração do Porto de Aveiro associa-se às Comemorações do Dia Mundial do Mar, promovendo, a exemplo do ano passado, baptismos de mar a crianças e jovens carenciadas do distrito.
Os baptismos de mar decorrem dia 29 de Setembro, entre as 10:00 e as 13:00, cumprindo o percurso Aveiro-Gafanha da Nazaré (Forte da Barra).
A iniciativa envolve 40 crianças do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis), e Centro Infantil de Eixo, instituições seleccionadas pela União das IPSS de Aveiro (UDIPS-Aveiro).
Os petizes viajarão em embarcação da ECORIA, que se disponibilizou a apoiar esta acção gratuitamente.
A Câmara Municipal de Ílhavo associa-se à iniciativa, convidando os petizes a visitar o navio Santo André.
Entretanto a Exposição “Barra e os Portos da Ria de Aveiro de 1808 a 1932” que se encontra patente no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, vai ser prolongada por mais um mês, destinando-se este mês a visitas das escolas.

APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões

A APDL festeja o dia do mar com duas exposições:
- No Auditório Infante D. Henrique, com a exposição de pintura “Álbum de Mar” do mestre Costa Pinheiro (envio imagem);
- Na cidade do Porto (R. Miguel Bombarda) por entre as galerias de arte, com a exposição “Porto de Leixões”, com imagens e maquetas do porto actual, e uma exposição de fotografias da primeira metade do século XX da construção de Leixões dos fotógrafos Domingos Alvão e Emílio Biel.
As exposições ficarão presentes até ao dia 5 de Outubro.

APFF – Administração do Porto da Figueira da Foz

A Administração do Porto da Figueira da Foz promove visita de duas turmas de estudantes ao navio porta-contentores BF VICTORIA. As turmas pertencem à Escola Bernardino Machado no (período da manhã – 10:30), e à Escola Cristina Torres (período da tarde – 15:00). Após as visitas, segue-se um passeio no rebocador "Monte da Lapa", da empresa “TINITA”.

APL – Administração do Porto de Lisboa

A APL associa-se às comemorações oficiais do Dia Mundial do Mar, dia 27 de Setembro, que este ano têm como mote “Pirataria: orquestrando a resposta”, convidando a população em geral a visitar a Torre VTS. Estas visitas irão decorrer no dia 30 de Setembro, com início às 09h:30m e às 14h:00 podendo obter mais informações no portal do porto de Lisboa.

A manhã de dia 27 de Setembro foi muito animada na Torre VTS com a visita do 7º e 8º Ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que pela primeira vez puderam in-loco tomar conhecimento da actividade portuária no Porto de Lisboa.
Ao promover esta iniciativa a Administração do Porto de Lisboa pretende dar a conhecer a importância das actividades desenvolvidas no porto para o crescimento económico da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira

A inauguração do Posto de Turismo / Loja da “Portos da Madeira”, ocorrida dia 23; o lançamento do Concurso sobre o tema "Mar de Literatura", dia 26; e a exposição "90 Anos da Ligação Aérea Lisboa-Funchal", no próximo dia 5 de Outubro, integram o leque de actividades com que a APRAM se associa ao Dia Mundial do Mar.

APS – Administração do Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines tem prevista a realização, no dia 29 de Setembro, de uma acção de sensibilização para jovens, com a participação de alunos das escolas de Sines, que inclui o embarque de cerca de 110 pessoas em diversas embarcações locais, de entidades públicas e privadas, com a participação das autoridades e agentes económicos desta região.

Acção de Sensibilização dos alunos da Escola E.B 2, 3 Vasco da Gama

PROGRAMA
09h00 Recolha dos alunos na portaria da Escola E. B. 2, 3 Vasco da Gama
- Autocarro(s) cedido(s) pela organização
09h30 Porto de Serviços
- Visita aos rebocadores da Reboport
10h30 Visita ao Porto de Sines pelo mar: embarque no Porto de Recreio
12h00 Visita Terminal XXI
12h30 Fim da Visita


APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra

Por ocasião do Dia Mundial do Mar 2011 e inserido no programa de comemorações de âmbito nacional, a APSS realizou já, no auditório do edifício sede da APSS, dia 27, uma palestra intitulada “Pirataria: Orquestrando a Resposta”.

Programa
17.00h Recepção dos convidados
17.15h Introdução, Presidente do Conselho de Administração da APSS, SA
17.30h Jose Carlos Santos, Director Geral da CMA CGM Portugal (visão das vítimas de pirataria)
17.45h Comodoro Alberto Silvestre Correia, Comandante da Força Naval da União Europeia – Operação Atalanta (visão das forças de combate à pirataria)
18.00h Debate
18.15h Moscatel de Honra


Portos dos Açores

Ao associar-se à comemoração da efeméride, a Portos dos Açores, S.A., elaborou uma iniciativa destinada a alunos de diversas escolas de Ponta Delgada, nas faixas etárias dos 9 aos 13 anos e que conta com a colaboração do Comando da Zona Marítima dos Açores e Comando Zona Militar dos Açores. Esta iniciativa é constituída por uma actividade Peddy-Paper com percursos em mar e uma palestra sobre o tema da pirataria moderna.

Paralelamente, neste mesmo dia, a Portos dos Açores, S.A. irá proporcionar um passeio whale watching. Trata-se de uma actividade ao nível da educação ambiental inserida na candidatura da Marina de Ponta Delgada ao galardão Bandeira Azul 2011.

Programa de actividades
A actividade inspirada na Pirataria (história e actualidade) decorrerá durante a manhã do dia 29 e terá base no complexo Portas do Mar. Pretende-se proporcionar um momento de diversão e boa disposição ao mesmo tempo que permite ensinar e sensibilizar sobre alguns aspectos da pirataria marítima moderna.

Com partida na marina de Ponta Delgada, o peddy-paper envolverá até 25 alunos do 8º ano, organizados em 4 grupos de 6 alunos (9h30 - 13h30).
Iniciará com um briefing e com a distribuição de lenços coloridos (tipo piratas) para identificação dos grupos e entrega do guião com perguntas e pistas relacionadas com a actividade de pirataria no mar (evolução histórica até aos dias de hoje).
Serão estabelecidos percursos por terra e por mar, conforme a ordem definitiva das perguntas. Estes incluem vários locais do porto de Ponta Delgada e outros locais junto à orla marítima da cidade, como por exemplo, a torre da marinha e o forte de São Brás. A meio de um dos percursos de mar, os grupos serão surpreendidos pela lancha da polícia marítima.
No final da actividade e antes de entregar os prémios aos vencedores e aos participantes, os alunos assistirão uma palestra sobre a temática, com o intuito de sensibilizar e consolidar a aprendizagem adquirida.
Grupo de crianças do 8ºano
Biefing – 9h30 (recepção da Marina nova de Ponta Delgada)
Peddy-paper – 10h00-12h00
Palestra – 12h00-12h30 (sala de reuniões da marina nova)
Almoço – 12h30-13h30
Grupo de crianças do 4ºano
Passeio whale watching – 13h30-16h30 (partida do quiosque da Futurismo na Marina de Ponta Delgada)
Instituições convidadas: 2 escolas sediadas no centro de Ponta Delgada: uma turma do 4º ano da EB1 Santa Clara e uma turma do 8º ano da Escola Secundária Antero de Quental.
Total de 50 crianças.
Meios: Foi associado a este evento um almoço para o grupo que irá participar no peddy-paper, oferecido pela Burger King; bilhetes para passeio whale watching a atribuir ao grupo vencedor do peddy-paper, oferecido pela Blue Talassa; e um passeio whale watching oferecido pela Futurismo.
Coordenação: Francisco Faria (Tlm 91 7471680 / ffaria@apsm.pt)
Apoios: Comando Zona Marítima dos Açores; Comando Zona Militar dos Açores; Blue Talassa; Futurismo e Burger King. Estamos autorizados a publicitar as marcas.

Já a Direcção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa, (ex. APTG,SA), em colaboração com as Associações Gê-Questa e Observatório do Ambiente dos Açores, e ainda com os clubes de náutica de recreio locais, participará em actividades que se estendem de 26 de Setembro a 1 de Outubro.

Orientadas essencialmente para crianças e adolescentes colocados em instituições de solidariedade social da ilha, e ainda que dependente das condições climáticas, as actividades constarão de:

• observação de cetáceos
• observação de aves marinhas
• limpezas subaquáticas e de praia da zona marítima de Angra do Heroísmo e S.Mateus
• passeios de barco
• actividades de canoagem e vela
• palestras

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO DAS COMEMORAÇÕES
 


 







Artigos relacionados:

  • Guerra contra a pirataria marítima
  • Palestra «Pirataria: Orquestrando a Resposta»
  • Marinha também aborda temática da «Pirataria» no Dia Mundial do Mar
  • São Tomé e Príncipe reactiva guarda costeira
  • «Portos dos Açores» associa-se com várias iniciativas
  • Tema deste ano: Pirataria Marítima «Articulando Respostas»
  • Piratas somalis libertam o navio «MV PANAMÁ»
  • Como é que a observação da Terra por satélites pode ajudar a aumentar a segurança marítima?
  • Países da SADC estudam cooperação no combate à pirataria
  • Índia no combate à pirataria marítima
  • Cada vez mais ex-militares portugueses combatem pirataria
  • Navio de guerra português partiu para o combate à pirataria no Corno de África
  • Wallenius terá guardas em navios que atravessam áreas de risco
  • Pirataria: escala de violência em crescendo
  • Fotos impressionantes do flagelo disponibilizadas pelo BOSTON GLOBE
  • Piratas irlandeses no GUINESS
  • Moçambique e Índia firmam acordo para combater pirataria
  • Mulheres-pirata na literatura
  • Noruega vai patrulhar o Canal de Moçambique já em Outubro
  • Piratas fazem quase 800 tripulantes reféns num ano
  • Custo económico da pirataria situa-se entre os 5 e 8 mil milhões de euros
  • NRP Vasco da Gama afugentou suposto navio-mãe pirata
  • EMSA desenvolve sistema de monitorização de navios na costa da Somália
  • Quem são os criminosos do mar hoje, por onde andam e o que fazem
  • Tintin inspira filme em 3D de Steven Spielberg
  • Filme português «A espada e a rosa» rodado na Caravela Vera Cruz
  • Prémio para a Bravura Excepcional no Mar
  • Gás-mostarda contra a pirataria
  • Fragata portuguesa a caminho da Somália para liderar combate à pirataria
  • IPTM edita newsletter especial sobre o Dia Mundial do Mar
  • Baptismos de mar no Porto de Setúbal
  • Baptismos de mar 2010 - Porto da Figueira da Foz (1)
  • Baptismos de mar no Porto de Aveiro
  • Baptismos de mar 2010 - Porto da Figueira da Foz (2)
  • Baptismos de mar 2010 - Porto da Figueira da Foz (3)
  • Uma centena de crianças embarca em Sines
  • Portos portugueses oferecem baptismos de mar a crianças das IPSS
  • Hoje em Setúbal e amanhã em Lisboa