Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DO FUNCHAL

Reaberto Posto de Informação Turística

No Porto do Funchal foi reaberto ontem o Posto de Informação Turística, uma necessidade segundo a Secretária Regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, uma vez que por este porto deverão passar este ano 530 mil turistas.
O antigo Posto foi fechado devido às obras de construção da Gare Marítima da Madeira. Tal como antes, o actual posto de turismo só estará aberto quando houver navios no porto.

Os números de atendimentos em 2008 e 2009 atingiram uma média anual de 4000, prevendo-se que agora possam ser mais, já que o número de cruzeiristas tem vindo a subir.
No final deste ano, o Porto do Funchal deverá totalizar 316 escalas, fazendo com que se ultrapasse pela primeira vez, o meio milhão de turistas que escolhem esta via para visitar a Madeira.

São mais de 100 mil passageiros a mais desde 2008, ano em que este porto registou um movimento de 405 mil turistas de cruzeiro.
Em comparação com o ano anterior, o Porto do Funchal deverá encerrar o ano com um crescimento de 7,5% nas escalas e de 10% no que respeita ao número de passageiros.
Até ao final de Agosto, o Porto do Funchal registou um crescimento de 3% nas escalas e de 12,3% no movimento de passageiros.

A reabertura do Posto de Informação Turística acontece no mês que marca o início da época alta de cruzeiros no Porto do Funchal que deverá prolongar-se até ao próximo mês de Maio.
O Porto do Funchal é o terceiro porto da zona do Atlântico – que compreende os arquipélagos da Madeira, Canárias, Açores, Portugal Continental e Costa Africana. Foi o porto que teve maior crescimento nos últimos quatro anos e lidera a nível nacional no movimento de escalas e passageiros.

A política tarifária, determinada pelo Governo Regional para a captação deste tipo de negócios, através da Administração dos Portos da Madeira, assim como a estratégia promocional que foi seguida ao longo dos últimos anos contribuiu para estes resultados e para que aumentasse significativamente, o interesse das companhias pelo destino Madeira.

A promoção conjunta do porto do Funchal com os Portos de Canárias, com a marca “Cruises in the Atlantic Islands” fez com que as rotas, nestes dois arquipélagos, passassem a ser mais competitivas e concorrenciais, do ponto de vista económico, relativamente a outras rotas localizadas na bacia do Mediterrâneo e Norte da Europa.

COLABORAÇÃO: ANA GOUVEIA (APRAM)