Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Turismo de Cruzeiros em destaque no dia inaugural do Festival ART&TUR’11

O Dia Mundial de Turismo, 27 de Setembro, vai ser celebrado em Barcelos com a abertura da 4ª edição do Festival Internacional de Filmes de Turismo – ART&TUR.

Durante quatro dias, o Festival ART&TUR apresentará a Selecção Oficial, constituída pelos oitenta melhores filmes, escolhidos pelo júri entre um total de 287 produções apresentadas a concurso, provenientes de 39 países.

O primeiro dia será dedicado aos melhores filmes de Brasil e Portugal, tendo o júri internacional, presidido pelo reputado cineasta brasileiro Sylvio Back, colocado entre os melhores a série Cruzeiros da SIC Notícias.
Em virtude desta feliz circunstância, a organização do festival ART&TUR convidou Fernando Santos, director da série Cruzeiros, a apresentar uma palestra subordinada ao tema «O Turismo de Cruzeiros na atualidade», a qual terá lugar na tarde do dia 27, antes da exibição de um dos episódios da referida série televisiva.

Esta é uma das razões, entre muitas outras, que levam o director-geral do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, o austríaco Alexander Kammel, afirmar de forma categórica:
«Não conheço melhor sítio do mundo onde passar o Dia Mundial do Turismo do que em Barcelos!».

Um outro motivo de interesse, que marcará o primeiro dia do festival, é a exibição de filmes incluídos na categoria 3D. Uma opção inédita a nível mundial, que só se tornou possível graças ao apoio de duas entidades: o Grupo Vila Galé e a empresa HyperCube.
O programa do primeiro dia culmina à noite com o espectáculo de bailado “Petite Pièces”, da companhia de Cécilia Chevassus, de Vierzon (França), cidade geminada com Barcelos.

Os dias seguintes serão dedicados à exibição dos melhores filmes dos restantes países do mundo, bem como à II Conferência Internacional de Cinema e Turismo, em que intervêm especialistas das universidades de Alicante, Aveiro, Católica, Minho, Vigo, do ISMAI e do Instituto Politécnico de Leiria, e ainda reputados especialistas do Marketing, com destaque para Carlos Coelho, da Ivity, e Gonçalo Rebelo de Almeida, do Grupo Vila Galé.

Ainda antes da sessão inaugural, e como prelúdio ao festival propriamente dito, a organização do ART&TUR apresenta as seguintes actividades:
• Dias 23 a 25 de Setembro: ciclo «O Cinema de Sylvio Back», no Hotel Vila Galé Porto
• Dia 24: Abertura de várias exposições de Fotografia (“Fado”, “Atrás das Pedras”, “Algarve – Localização – Acção”, “Fé nos Burros” e “«Ofícios Tradicionais de Barcelos”), de Artesanato Figurado (Prémios ART&TUR’11) e de Filigrana. Todas as exposições estarão patentes entre 24 e 30 de Setembro, dia da Gala de Prémios ART&TUR 2011.
• A Feira do Livro de Turismo, que reunirá mais de mil livros e que terá lugar no Turismo de Barcelos, também entre 24 e 30 de Setembro, é mais uma iniciativa a não perder.

 


Momentos do Programa CRUZEIROS:
• 27.09 (próxima 3ª feira 16:20h) - Apresentação/Palestra que versará o Tema CRUZEIROS, o momento atual e a construção do programa, (ver pf. página 17);
• 27.09 Exibição de um episódio pelas 16:40h, no início das exibições de todos os filmes selecionados, (ver pf. página 17);
• 30.09 (sexta-feira seguinte) pelas 18:00h - Cerimónia da Gala dos Prémios do Festival, (ver pf. página 24).

Programa do Festival


 







Artigos relacionados:

  • IV Festival Internacional de Filmes de Turismo