Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Açores pretendem integrar rede europeia de abastecimento de navios com gás natural
A Região já apresentou a candidatura ao “Projecto Costa”, que tem como objectivo geral contribuir para a implementação da utilização do gás natural como fonte primária de energia para o sector marítimo de passageiros e carga.
Os Açores formalizaram esta sexta-feira a sua candidatura ao "Projecto Costa", na sequência do trabalho preparatório que tem vindo a ser desenvolvido pela Secretaria Regional da Economia e pela Portos dos Açores S.A., empresa responsável pelas gestão das infra-estruturas portuárias regionais.
Estes trabalhos, que decorrem desde o início deste ano, e que obrigaram a uma avaliação, quer das condições existentes nos portos, quer das necessidades financeiras para a sua implementação, têm contado também com a participação do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que será a entidade gestora do projecto a nível nacional.
O "Projecto Costa" tem como objectivo geral contribuir para a implementação e consolidação da utilização do gás natural como fonte primária de energia para o sector marítimo de passageiros e carga, permitindo desta forma a redução significativa das emissões de gases poluentes para a atmosfera no espaço marítimo europeu.
Os Açores poderão desempenhar um papel relevante na rede de abastecimento de gás natural aos navios que cruzam o Atlântico pela implementação de infraestruturas de armazenamento e abastecimento.
A Região encontra-se na rota dos principais fluxos maritimos, conferindo-lhes uma grande vantagem competitiva para a instalação de uma infraestrutura de abastecimento de gás natural que será integrada numa futura extensa rede mundial de abastecimento deste tipo de energia primária.
Este projecto plurianual enquadra-se na política para a rede de transportes transeuropeia, dentro do contexto da "Estratégia Europa 2020", onde as "Auto-Estradas do Mar" e a sua inerente dimensão marítima tem uma relevância primordial.
FONTE: JORNAL DIÁRIO