Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 17 DE SETEMBRO

Festival Colombo regressa ao Porto Santo

Até dia 17, a ilha do Porto Santo regressa ao século XV para celebrar a XII edição do Festival Colombo, que assinala a chegada do navegador à Ilha, e onde se revive a sua recepção pelo Capitão Donatário, o seu casamento com Dona Filipa e alguns episódios da sua vida, enquadrados por uma feira da época.

Durante três dias o Porto Santo vai estar povoado de gente do século XV, vestida a preceito, participando em actuações teatrais, mostras de artesanato e de gastronomia, num cortejo histórico, actuações de saltimbancos e bufões, leilões de escravos, arrufadas, espectáculos de malabarismo e fogo-de-artifício que terão lugar entre a Alameda Infante D. Henrique e a Praça do Barqueiro.

A Feira Quinhentista, com animação, artesanato e gastronomia, teve início às 19.00 horas de ontem.
A 15 de Setembro, Cristóvão Colombo desembarcou na praia em frente à Praça do Barqueiro, a partir das 20.30 horas, seguindo-se depois o Cortejo de recepção.

O Festival conta com a participação da população local e dos turistas na figuração, pelo que serão disponibilizados trajes da época enquadrados no espírito do evento.
Os interessados pela vida de Cristóvão Colombo podem visitar no Porto Santo a Casa Colombo-Museu do Porto Santo, que fala da relação do navegador com a Madeira, apresenta uma colecção de objectos antigos dos séculos XVI, XVII e XVIII, bem como da história do Porto Santo e do seu posicionamento no tempo das Descobertas.

A Secretaria Regional do Turismo e Transportes investiu neste evento cerca de 100 mil euros, um montante ligeiramente inferior ao do ano passado, na ordem dos 111 mil euros, informa um comunicado da entidade.
“De acordo com a sondagem preliminar elaborada pela Direcção Regional do Turismo, a taxa de ocupação já ultrapassa os 55% e acompanha, no fundo, a tendência de crescimento dos eventos anteriormente realizados este ano, comparativamente ao ano de 2010”.

FONTE: PRESSTUR