Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa requalifica Pedrouços para grandes eventos náuticos

A Administração do Porto de Lisboa procede actualmente a obras de requalificação da Doca de Pedrouços, importante área da frente ribeirinha que esteve subaproveitada nos últimos anos e que, após esta intervenção, ficará habilitada para o acolhimento de grandes eventos náuticos internacionais.

A renovada Doca de Pedrouços acolherá já entre os dias 31 de Maio e 13 de Junho do próximo ano, a mais importante regata de circum-navegação, a VOR – Volvo Ocean Race, que se realiza de quatro em quatro anos.

Na edição 2008/2009 esta regata contou com mais de um bilião de seguidores em todo o mundo, envolvendo concorrentes de todos os continentes. A prova decorre em quatro oceanos diferentes e faz escala em 10 países, entre os quais Portugal nesta edição 2011/2012. É precisamente a etapa transatlântica entre os EUA e a Europa que terá como destino Lisboa, que será a única capital europeia deste evento.

A obra de requalificação da Doca de Pedrouços corresponde a um investimento de 6,2 Milhões de Euros e independentemente da VOR se realizar ou não em Lisboa, nunca seria em vão, face à valorização da área e à necessidade de recuperação estrutural da Doca, sobretudo do molhe montante, com um elevado risco de danos consideráveis.

Os trabalhos incidem na área marítima, com a recuperação dos molhes e muros da Doca e em terra, onde se procede neste momento à demolição de alguns edifícios, processo que finalizará no próximo mês de Setembro, sendo depois iniciadas as obras marítimas. As dragagens foram já executadas, a uma cota de menos cinco metros e meio ao zero hidrográfico. Será ainda criado um molhe interior, por forma, a evitar os efeitos de marés mais fortes. Em Fevereiro de 2012 a obra estará concluída e a organização da VOR poderá instalar as infra-estruturas necessárias para o apoio à regata.

A par desta intervenção, a Administração do Porto de Lisboa lançou um concurso público para construção e concessão do futuro Centro Náutico de Algés, que abrangerá duas parcelas de terreno daquela frente ribeirinha e terá como objectivo dar resposta às necessidades das embarcações de recreio. O concurso foi ganho pelo consórcio constituído entre a MSF e a Sopromar – Estaleiro Naval de Lagos. O contrato de concessão foi assinado no início deste mês e prevê a exploração desta infra-estrutura por um período de 27 anos. Os serviços ali prestados incluirão o estacionamento de embarcações a seco, carpintaria, serralharia, fibra, electrónica, actividades de elevação e suspensão de materiais e ainda uma loja náutica. Pretende-se ainda cativar equipas de competição de vela para a realização de estágios. Prevê-se que dentro de ano e meio o Centro Náutico de Algés esteja já em pleno funcionamento.







Artigos relacionados:

  • Tejo recebe Dakar dos mares
  • Barthes, Marlon Brando e o isolamento dos portos
  • Nova marina vai custar 10 milhões
  • Porto de Lisboa investe 10 milhões de euros