Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Sabe o que é uma gabarra?

A Gabarra ou barcaça é um barco construído com o piso predominantemente plano, para o transporte de mercadorias pesadas ao longo dos rios e canais. Geralmente não têm auto-propulsão e precisam de ser movidos por um barco rebocador.

As barcaças começaram a ser usadas ​​em canais, sendo rebocadas por animais de tracção, a partir da margem. As barcaças foram muito utilizadas antes do desenvolvimento dos caminhos-de-ferro, tendo sido superadas por estes devido à maior velocidade, menores custos e flexibilidade das rotas ferroviárias.

Actualmente as Gabarras ainda são utilizadas ​​para o transporte de objectos grandes ou muito pesados. Uma Gabarra/barcaça típica tem as seguintes medidas: 59,4 m x 10,7 m (195x35 ft) e pode transportar até 1.500 toneladas.

Com propulsão própria pode ser utilizada para o transporte fluvial e tem grande mobilidade em águas calmas.

FONTE