Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MSC DIVINA - NOVO NAVIO DA MSC CRUZEIROS ENTRA NA ÚLTIMA FASE DE CONSTRUÇÃO

Um milhão de horas em contagem decrescente para o baptismo em Maio de 2012

O MSC Divina, o mais recente navio da frota MSC Cruzeiros e o terceiro da emblemática classe Fantasia, foi transferido da doca seca B do estaleiro STX Europe, em Saint-Nazaire, França, no dia 3 de Setembro, para a doca C onde serão efectuadas as montagens finais e a aplicação de mobiliário até à data do seu baptismo em Maio do próximo ano.

Representando um marco importante na gigantesca construção deste novo navio de cruzeiro com 140 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade para 4.363 passageiros, a ocasião foi testemunhada por um grupo restrito de convidados, que se reuniram para aplaudir aquele que se tornará o 12º navio da frota MSC Cruzeiros e um dos mais magníficos.

“É um momento de orgulho. Inicia-se, a partir de hoje, a contagem decrescente de um milhão de horas, que serão dedicadas ao meticuloso trabalho de aplicação dos retoques finais, que vão garantir que o nosso navio esteja pronto e irrepreensível na grande noite de 26 de Maio de 2012, em Marselha, França”, disse Emilio La Scala, Director Geral do Departamento Técnico da MSC Cruzeiros.

Baptizado em honra de Sophia Loren, deusa do cinema italiano e madrinha da frota MSC Cruzeiros, o MSC Divina será inspirado no tema de deusa divina. Este Sábado foram divulgados pela primeira vez os 18 decks do navio (13 deles para passageiros), que terão nomes dos Deuses da Grécia Antiga, entre eles Urano, Afrodite, Aurora, Giunone, Artemide, Zeus, Mercurio, Cupido, Iride, Minerva, Apollo, Saturno e Elios.

Haverá também algo verdadeiramente transcendental numa das grandes novidades deste navio: a piscina jardim na popa do navio foi projectada e decorada para ser uma área perfeitamente celestial, um retiro tranquilo onde é possível meditar ou simplesmente vislumbrar o infinito num inesquecível pôr-do-sol.
A construção do MSC Divina começou há cerca de um ano e no total foram usados 74 mega blocos, cada um deles constituído por um conjunto de grandes componentes pré-fabricados, utilizados para a montagem do navio. Os trabalhos na quilha estão quase concluídos. Cerca de 50 por cento dos trabalhos de construção estão finalizados, incluindo a parte eléctrica, canalização e áreas públicas. Já começaram também a ser realizados trabalhos em 400 das 1.751 cabines (mais 100 do que os navios MSC Fantasia e MSC Splendida, que pertencem à mesma classe).

Como o navio mais avançado do trio Fantasia, as mais modernas alterações técnicas do MSC Divina incluem motores de propulsão mais poderosos, de 21.8 MW cada (comparados com 20.2 MW do MSC Splendida), novíssimos alternadores e os mais avançados sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado. O navio terá também um sistema de osmose inversa para produção de água doce, que exige menos 40 por cento de energia e que garante, em consequência, um menor impacto ambiental.


 







Artigos relacionados:

  • MSC CRUZEIROS sugere férias para viajantes a solo
  • MSC CRUZEIROS revela o esplendor do mundo árabe
  • MSC Cruzeiros patrocinador oficial do Nápoles na próxima temporada
  • Navio da MSC Cruzeiros vai escalar o porto de Khasab em Omã