Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Lobito e Huambo de novo ligadas pela ferrovia
Ontem foi dia grande em Angola, com a reabertura de parte do Caminho de Ferro de Benguela, para já o troço que liga a cidade portuária do Lobito ao Huambo (antiga Nova Lisboa). Trata-se de uma das mais antigas e extensas linhas ferroviárias do continente africano e, quando completamente reabilitada, voltará a ligar o Lobito, no sul de Angola, à fronteira leste do país.
Milhares de pessoas receberam, terça-feira (30), o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, na estação ferroviária da cidade do Huambo, no centro do país.
Eduardo dos Santos embarcou na subestação do São Pedro, onde o comboio se encontrava desde às 6 horas da manhã, proveniente do município do Cubal, província de Benguela, com cerca de 200 passageiros, entre ministros, jornalistas, funcionários do Ministério dos Transportes e trabalhadores do Caminho-de-Ferro de Benguela.
O evento marca a reabertura oficial do tráfego ferroviário entre a cidade do Lobito, no litoral, ao Huambo, no planalto central de Angola.
A ferrovia de Benguela (Caminhos de Ferro de Benguela), construída por empresa inglesa durante a colonização portuguesa, é uma das mais antigas e extensas do continente africano e quando completamente reabilitada voltará a ligar a cidade portuária do Lobito, no sul de Angola, à fronteira leste do país.
FONTE: ÁFRICA 21 DIGITAL