Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

A CAMINHO DA VENEZUELA?

Ferry «Atlântida» realizou provas de mar e já está em Lisboa

O ferry "Atlântida", encostado na doca dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) desde maio de 2009, depois de rejeitado pelo Governo Regional dos Açores, que rescindiu o contrato com a empresa pública, realizou provas de mar, encontrando-se já em Lisboa.

"Confirma-se a partida de Viana do Castelo no sábado. Trata-se de uma prova de mar", indicou fonte do ministério da Defesa Nacional à Lusa, admitindo que "em cima da mesa estão várias possibilidades" de negócio.

O navio partiu por volta das 13 horas de sábado, com destino ao Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, e na empresa a convição é que já não regressará a Viana do Castelo, encerrando um dos episódios mais complicados da vida dos ENVC.

A “Cargo” conclui a notícia afirmando desconhecer-se ainda o armador a quem será entregue o navio: “Nos últimos dias foram adiantadas hipóteses de empresários nacionais e russos, apesar do navio estar "prometido" à Venezuela, segundo um acordo de princípio alcançado em Fevereiro, no valor de 42,5 milhões de euros”.

Já o blog “O Porto da Graciosa” dá o navio como pertencendo mesmo ao governo venezuelano, informação ancorada no site SEA-WEB.
Vejamos os detalhes do blog de Manuel Bettencourt:
“Segundo consta no site SEA-WEB, o novo proprietário do ferry "Atlântida" é o Governo da Venezuela; o navio mudou de proprietário no dia 26 de Maio de 2011.
Ainda de acordo com o SEA-WEB, o navio mantém o mesmo nome, não se referindo o novo porto de registo nem a bandeira, sendo que este se refere ao Governo da Venezuela como sendo o Grupo proprietário, proprietário registado e operador do navio; também lá consta que o preço terá sido de 36 milhões de dólares.