Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VELA: ESTREIA EM PORTUGAL DOS FÓRMULA 1 DAS COMPETIÇÕES NÁUTICAS

America’s Cup em Cascais

Cascais recebe, até 14 de Agosto, a America’s Cup World Series, primeira etapa do mais importante circuito de vela a nível mundial.

"Pela primeira vez na história da America’s Cup, vamos velejar ao longo da costa, o que permite que as pessoas possam ver as etapas a partir da praia, e participar neste grande evento", afirmou Craig Thompson, director executivo da prova.

"Cascais é uma cidade linda, com águas maravilhosas e praias fantásticas, não existe um espaço melhor para o arranque do campeonato", acrescentou Craig Thompson.

A etapa portuguesa num local que é considerado um dos melhores campos de regatas do mundo, marca a estreia dos barcos AC45, embarcações que são consideradas os Fórmula 1 da vela, pela velocidade que podem atingir (60 km/h). Cada equipa pode levar seis pessoas (cinco elementos da tripulação e um convidado) na sua embarcação e, por questões de segurança, os velejadores estão obrigados a utilizar um capacete.

A estreia da America’s Cup World Series é vista pela organização como uma nova era para a modalidade. A etapa vai ser alvo de transmissão para a Internet pela primeira vez, e prevê se que seja vista por cerca de 60 milhões de telespectadores.

Além da competição em si, a organização promove, na Marina de Cascais, um espaço aberto ao público onde vai haver simuladores, espectáculos musicais e ecrãs gigantes, que transmitirão as regatas em tempo real.

Correio da Manhã – Como campeões em título, acredita que a sua equipa é favorita à vitória final?

James Spithill – Temos hipóteses de vencer, mas não nos consideramos favoritos. Estas equipas vão ser muito difíceis de bater, portanto não creio que existam favoritos.

– A America’s Cup World Series marca a estreia dos AC52. Qual a principal característica das embarcações?

– A principal é que estes barcos são muito mais rápidos. A velocidade obriga-nos a que seja necessário ter de tomar decisões e executá-las num curto espaço de tempo.

– O que acha de Cascais e da zona da prova?

– É um local fantástico a todos os níveis. Estes novos barcos vão tornar a estreia de Cascais na America’s Cup ainda mais fabulosa.
 

FONTE: CORREIO DA MANHÃ