Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TERMINA HOJE, 13 DE AGOSTO

Energia das Marés motiva curso de Verão na Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve acolhe, até 13 de Agosto, o primeiro Curso de Verão “Energised by the Sea…The Tidal Power!”, organizado pelo BEST Faro Algarve.

Conhecido o interesse do país e da Europa em apostar nas energias renováveis, não só pelo fomento de uma maior qualidade ambiental, mas também como forma de ir ao encontro do grande objetivo que é a independência energética, durante 10 dias, vai ser dada a oportunidade a 22 estudantes das melhores universidades da Europa, de 20 nacionalidades diferentes, para conhecer, estudar e apresentar possíveis soluções para um eficaz aproveitamento da, ainda bastante desconhecida, energia das marés.

A coordenação científica do curso está a cargo do professor Duarte Duarte, da Universidade do Algarve, e terá como caso de estudo a Ria Formosa, mais concretamente a barra de Faro-Olhão, por onde passam, a cada seis horas, cerca de 17 milhões de metros cúbicos de água.

Havendo o potencial energético, mas não existindo sistemas que permitam o aproveitamento desta energia no local de estudo, o que se pretende é que, no final do curso, os participantes de diferentes áreas de estudo, e com os conhecimentos adquiridos ao longo dos 10 dias, desenvolvam e apresentem publicamente projetos inovadores resultantes do ambiente multicultural, multidisciplinar e de discussão que será promovido ao longo do evento.

Este evento irá contar com o apoio da Universidade do Algarve, Câmara Municipal de Faro, Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Alstom, Instituto Português da Juventude, ANA-Aeroporto de Faro, CRIA–Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Sines.

O BEST (Board of European Students of Technology) FaroAlgarve, recentemente fundado também na Universidade do Algarve (UAlg), é uma ONG de estudantes de engenharia sem fins lucrativos.

Está presente em 30 países da Europa, organizados em 89 universidades, que coordenam os seus esforços de forma a providenciar aos estudantes oportunidades de formação complementar em temas variados, tais como tecnologia, economia, gestão e marketing, ou na participação em competições de engenharia e feiras de emprego.

Trata-se da maior associação europeia de estudantes de engenharia, ciências e tecnologia.

Reúne cerca de 3000 membros envolvidos ativamente na organização, contando com um público-alvo de cerca de um milhão de estudantes de toda a Europa.

FONTE: BARLAVENTO







Artigos relacionados:

  • Problema insolúvel ou futuro promissor?
  • Energias renováveis podem «alimentar» o mundo em 2050
  • Conheça o maior parque eólico offshore do mundo
  • WavEC - Centro de Energia das Ondas prepara «páginas amarelas» do sector