Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Farol de Leça, ou Farol da Boa Nova

O Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova, fica localizado em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Torre cónica branca, em cimento armado, com faixas estreita pretas e edifícios anexos de um e dois pavimentos. Lanterna pintada de vermelho e varandim de serviço.

Segundo maior farol do país, situa-se entre as barras dos rios Ave e Douro, a cerca de dois quilómetros a Norte da foz do rio Leça onde está implantado o Porto de Leixões.

O farol situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 46 metros.

A sua luz, de cor branca, alcança aproximadamente 28 milhas náuticas (52 quilómetros) e o seu sistema iluminante é constituído por uma óptica de cristal direccional rotativa com seis lentes. O seu sinal luminoso distingue-o de todos os outros por produzir três lampejos luminosos de 14 em 14 segundos.

Junto do farol já funcionou um sinal sonoro de nevoeiro, consistindo num duplo grupo de máquinas compressoras que faziam soar duas trompas, tudo accionado por um motor de combustão de 30 cavalos. As suas características eram: Som 5s; silencio 25s; período 30s.

Possui 225 degraus: 213 em cimento armado, pertencentes à torre; 12 em ferro fundido que fazem já parte do aparelho iluminante (dados de 1927).

MAIS DETALHES AQUI

O FAROL DE LEÇA VISTO POR JOVENS ESTUDANTES

GEOLOCALIZAÇÃO

 

 







Artigos relacionados:

  • Visite o Farol de Alfanzina
  • Farol da Ponta da Ferraria inaugurado a 9 de Novembro de 1901
  • A Voz do Farol - Sentinela do Tejo
  • CACILHAS - O farol-ambulante
  • Sou como um anjo da guarda, num rio cheio de viagens...
  • Farol da Ponta da Serreta
  • Visite o Farol do Cabo Espichel
  • Lendas de Nossa Senhora do Cabo Espichel
  • Visite o Farol do Cabo Carvoeiro
  • O farol do outro Cabo Carvoeiro
  • Visite o Farol do Cabo Mondego
  • Morre Augustin Fresnel
  • Solo guardas tinieblas
  • Farol de Sines
  • O tapete vermelho cheio de luzes
  • Faroleiro Martins dixit
  • Visite o Farol do Cabo da Roca
  • O farol mais ocidental do continente europeu
  • A vida no farol do Cabo da Roca
  • Visite o Farol de Aveiro
  • O mais alto de Portugal e um dos mais altos do mundo
  • Visite o Farol do Penedo da Saudade
  • Visite o Farol de S. Vicente
  • Visite o Farol de Montedor