Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Receitas turísticas cresceram 8,4% até Maio

Nos primeiros cinco meses do ano, os turistas estrangeiros foram responsáveis por receitas turísticas no valor de 2.590 milhões de euros, mais 200,7 milhões de euros do que no mesmo período do ano passado, segundo os dados agora divulgados pelo Banco de Portugal.

A subida das receitas do turismo até Maio representa um crescimento de 8,4% face aos primeiros cinco meses do ano passado, confirmando assim “a consolidação do crescimento do turismo em Portugal”, sublinha o Turismo de Portugal (TP) em comunicado.

Como lembra o TP, há cerca de uma semana “também o INE (Instituto Nacional de Estatística) dava conta de desempenho positivo dos indicadores “hóspedes” (+ 9,9%) e “dormidas” (+12%) até Maio, em linha com os objectivos traçados no Plano Estratégico Nacional do Turismo”.

Os resultados apurados até Maio vieram ampliar em 14,4% o saldo positivo da balança turística, “confirmando o crescente contributo do sector turístico para a economia nacional e o equilíbrio das contas externas”, congratula-se o TP, acrescentando que, só em Maio, as receitas aumentaram 7,4%.

Para o TP, mercados como Reino Unido e França foram dos que mais contribuíram para o crescimento das receitas turísticas, destacando que, em Maio, as receitas provenientes dos turistas britânicos cresceram 14,8% (mais de 17 milhões), enquanto as deixadas pelos franceses aumentaram 7,9% (7,2 milhões), em comparação com igual período do ano passado.

“O aumento das receitas confirma as conclusões do estudo “Satisfação de Turistas”, recentemente realizado para o Turismo de Portugal, o qual revela que o País está a conquistar novos turistas estrangeiros, mais sofisticados e mais surpreendidos pela qualidade da oferta turística”, sublinha o TP.

Em jeito de conclusão, o TP relembra que “o Turismo é hoje a principal actividade exportadora nacional, tendo representado, em 2010, 14% das exportações de bens e serviços e 43,3% das receitas de exportações de serviços”.

FONTE: TURISVER