Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Volcán de Tinamar já pode operar na Madeira

A Naviera Armas já recebeu a autorização do IPTM para operar o Volcán de Tinamar na ligação entre Portimão e o Funchal, confirmou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS junto do presidente daquele organismo.

A autorização foi concedida “após termos recebido o parecer da APRAM e termos realizado, na passada sexta-feira, a inspecção ao navio”, acrescentou João Carvalho. A inspecção aconteceu nas Canárias, onde o Volcán de Tinamar aguardou também a certificação pelas autoridades espanholas.

A Naviera Armas pode, assim, operar o novo navio no Funchal, tal como pretendia, durante os meses de Verão. A primeira escala deverá acontecer já no próximo fim de semana.

Ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS conseguiu apurar, a operação no Funchal estará no entanto sujeita a várias limitações, nomeadamente em termos de calado. Também terá ficado assente que durante a permanência do navio no porto madeirense deverão ser retirados dos seus locais de atracagem o navio-patrulha da Armada e a nau turística Santa Maria. O que implica sobrecustos que a Naviera Armas terá de suportar.

O Volcán de Tinamar distingue-se do Volcán de Tijarafe, que habitualmente serve a Madeira, pela modernidade, pelo conforto oferecido aos passageiros e sobretudo – para o caso – pelas dimensões (178 metros de comprimento, 30 mil toneladas de arqueação bruta). O suficiente para transportar perto de 2 000 passageiros e 2 000 metros lineares de carga rodada.

FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS







Artigos relacionados:

  • IPTM manda vistoriar «Volcán de Tinamar»
  • Vulcão sim, mas de Tijarafe
  • Naviera Armas já recebeu o novo navio para o Portimão-Funchal