Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NOVA SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS

«Major in Maritime Business» avança no próximo ano lectivo

Já muito se disse – outro tanto estará por dizer – acerca da necessidade de voltarmos de novo ao mar. Se por um lado todos concordamos que ainda existem muitos recursos – marinhos e marítimos – por avaliar e explorar (por exemplo, a biodiversidade marinha, a energia ‘offshore’, o pescado, os transportes marítimos e portos, o turismo e lazer marítimos), por outro lado, têm surgido aqui e ali novas ideias, iniciativas e projectos que importa conhecer, divulgar e – mais importante – interligar.

As universidades não são alheias aos inúmeros desafios que se lhes colocam e há muito que sentemnecessidadedeprestaroseucontributonesta nova era de (esperemos) regresso ao Mar. Esta preocupação assume especial importância para a Nova School of Business and Economics. A Escola tem acompanhado de perto a evolução da crise económica, quer trazendo o assunto para a sala de aulas, quer organizando debates e palestras abertos à comunidade, quer apresentando propostas concretas de resolução de problemas.

Ora, são precisamente as ferramentas económicas a que temos lançado mão para avaliação da situação económica actual (de resto bem conhecidas pelos nossos alunos) que pretendemos orientar e adaptar ao serviço da economia marítima, indo ao encontro de um dos maiores desafios que se impõem aos Estados costeiros – como Portugal – mas também à Europa.

Daremos início a esta missão, já no próximo ano lectivo, através da realização de um curso especializado dirigido a alunos do segundo ano de mestrado da Nova.
O “Major in Maritime Business” vai preparar futuros líderes em negócios marítimos, dotando-os dos conhecimentos necessários para um desempenho de excelência nas organizações que venham a integrar ou naquelas que decidam constituir. Esperamos ainda contribuir para uma avaliação económica do potencial dos vários recursos já referidos e para uma efectiva interligação entre os vários agentes e conhecimentos marítimos, promovendo a notoriedade e centralidade de Portugal relativamente ao Mar.

Esta inovadora especialização desenhada pela Nova School of Business and Economics terá duas componentes – teórica e prática, destacando-se nesta última a aproximação das matérias leccionadas às necessidades dos mercados já identificadas, e que serão acompanhadas em conjunto por professores, alunos e parceiros.

O objectivo da Escola é dar um novo fôlego e talento à economia marítima. Tornar reconhecida a sua real importância na geração de riqueza em Portugal, estimulando assim a execução das variadas estratégias de curto, médio e longo prazo.

ISABEL DIONÍSIO
Coordenadora da NOVA SBE para os Assuntos Marítimos

LEIA O ARTIGO EM FORMATO PDF