Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

HÁ LODO NO CAIS

Barthes, Marlon Brando e o isolamento dos portos

Roland Barthes descreve Marlon Brando em “Há Lodo no Cais”, filme de 1954 dirigido por Elia Kazan, como um estivador “indolente e ligeiramente bruto”. O filme apresenta-nos o personagem como um simpatizante dos criminosos que controlam o sindicato dos trabalhadores do porto, resignado com a condição de sujeição à situação.

A crítica de Barthes está em “Mitologias”, série clássica de pequenos textos publicados entre 1954 e 1956 em que disseca os interesses ideológicos mascarados na linguagem da cultura, da imprensa, pela arte e pelo cinema, como no caso de “Um operário simpático”, sobre o personagem de Brando em “Sur le quais”, o filme na versão francesa.

O crítico discorda de algumas posições do momento que consideraram o filme “corajoso”, de esquerda, “destinado a mostrar ao público americano o problema do operário”. Pelo contrário, o que faz o estivador agir contra o grupo “fraudulento e abusivo” é justamente ser convencido disso por um padre disposto o quadro social do bairro portuário.

CONTINUE A LER ESTE ARTIGO AQUI