Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Estudantes da Universidade da Madeira em visita aos marégrafos

Conhecer os vários tipos de marégrafos, analógicos e digitais existentes na ilha da Madeira foi o objectivo da recente visita de 15 alunos e três professores do Curso de Especialização Tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica, da Universidade da Madeira.

A visita foi orientada por Pedro Santos e Mário Cocharra, responsáveis pelos equipamentos maregráficos no Instituto Hidrográfico.

A visita de estudo decorreu no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), da Universidade da Madeira e foi organizada pelos professores das Cadeiras de Topografia e Cartografia e Aquisição de Dados.

Alunos e professores visitaram um marégrafo analógico que ainda funciona na Pontinha e observaram a diferença em relação ao digital que está instalado no cais norte, podendo constatar o processamento e aquisição de dados de cada um, as suas várias finalidades como a definição do nível médio das águas, a definição do datum altimétrico, a produção de cartografia batimétrica, entre outras opções.

O Datum Altimétrico da ilha da Madeira é referente a 1913.

O marégrafo analógico da Pontinha está hoje ultrapassado, mas é testemunho de uma história de quase um século e o entusiasmo que despertou nos visitantes prova que estes marégrafos são um património que deve ser protegido.