Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Moçambique e Índia firmam acordo para combater pirataria

Os ministérios da Defesa de Moçambique e da Índia anunciaram, em Nova Deli, que vão cooperar no combate à pirataria no Oceano Índico, para garantir a segurança do comércio marítimo na região.

A junção de esforços entre os dois países no combate à ameaça dos piratas da Somália, muito activos no Oceano Índico, foi anunciada pelos ministros da Defesa de Moçambique, Filipe Nyusi, e da Índia, A.K. Antony.

"A Índia e Moçambique acordaram em trabalhar juntos na questão da segurança marítima para fazer do Oceano Índico uma rota segura para o comércio marítimo", disse A.K. Antony, em comunicado divulgado após conversações com o homólogo moçambicano.

Por seu turno, o ministro da Defesa moçambicano agradeceu à Índia o resgate pela marinha indiana de 12 marinheiros moçambicanos, que haviam sido sequestrados a bordo de um navio pesqueiro por piratas somalis, em finais do ano passado.

"Ambos os países tiveram discussões frutíferas em várias questões sobre o domínio da Defesa. Novas áreas de cooperação foram identificadas, como forma de elevar e fortalecer as relações bilaterais", afirmou Filipe Nyusi.

Moçambique e Índia têm vindo a cooperar na área da Defesa desde 2006, ao abrigo de um memorando de entendimento assinado nesse ano, preconizando a cooperação técnico - militar, logística, bem como formação e treino militares.

FONTE: ÁFRICA 21 DIGITAL