Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 21 DE AGOSTO

Campanha Científica e Curso Prático de Biologia Marinha a bordo do navio Santa Maria Manuela

Paralelamente às acções do projecto europeu Life «MarPro», coordenado pelo Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), a Campanha Oceanográfica do veleiro Santa Maria Manuela constitui um curso único na área da Biologia Marinha, orientado para a investigação no oceano, providenciando uma perspectiva prática da zoologia e ecologia marinhas, nomeadamente de cetáceos e aves marinhas. A expedição a bordo do navio Santa Maria Manuela decorre entre 7 e 21 de Agosto, partindo da Marina do Parque das Nações.

As águas Portuguesas de zonas offshore (entre o Continente e os Açores) constituem habitats importantes para cetáceos e aves marinhas. Um dos objectivos do projecto MarPro é validar a importância destas zonas através da obtenção de dados científicos de qualidade em vários temas, incluindo densidades relativas e abundância de aves marinhas e cetáceos, contribuindo assim para a definição de sítios Natura 2000 em zonas offshore.

Estarão envolvidos nesta campanha técnicos da Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade e Instituto de Investigação das Pescas e do Mar. Também participarão outras instituições, como a Universidade de Vigo e a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

O Santa Maria Manuela (SMM) é um veleiro polivalente com condições óptimas para o desenvolvimento de actividades de investigação e de monitorização, permitindo que alunos de licenciatura e licenciados aprendam e pratiquem técnicas de investigação marinha.

Durante 14 dias será coberta uma área de ± 400,000 km2. Os participantes terão sessões de formação teórica de uma a duas horas que serão complementados com a parte prática, a qual incluirá observação e recolha de dados, monitorização acústica de cetáceos, amostragem de fitoplâncton, zooplâncton e peixe.

O número de lugares é limitado. Inscrições e mais informações: SMM Expedition 2011. Departamento de Biologia da UA, e-mail: smmexpedition2011@gmail.com

FONTE: cienciapt.net