Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AUTO-ESTRADAS DO MAR

Curso Gloss evidencia o valor da co-modalidade

Realizou-se entre os dias 11 a 14 de Junho mais uma edição do curso Gloss - Global Operations of Shortsea Shipping, a bordo de um navio da Grimaldi Lines, entre os portos de Barcelona e Civitavecchia (Roma) e dirigido ao mercado português.

Organizado pela Escola Europeia de Short Sea Shipping, esta edição teve como objectivo dar a conhecer o conceito de co-modalidade, como ferramenta de melhoria na gestão do transporte, e oferecer formação e informação aos agentes envolvidos na gestão de cadeias logísticas, em que as Auto-Estradas do Mar se apresentem como uma alternativa rentável por serviço, custo e tempo.

Num modelo interessante de sessões informativas, palestras temáticas e workshops de trabalho em equipa, os cerca de 35 participantes, divididos em grupos, tiveram a oportunidade de encontrar soluções e modelos de transportes assim como calcular custos e riscos na utilização do Short Sea Shipping e das Auto Estradas do Mar, percecionando assim as poupanças ao nível dos custos e facilidade da operação visto haver total ausência de processos burocráticos ou outros.

Contando com os patrocínios do porto de Barcelona, Grimaldi Lines, porto de Civitavecchia e a colaboração do European Shortsea Network, Short Sea TMCD - Portugal, IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P., Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e CP Carga, o curso contou ainda com a Transportes em Revista como Media Partner. Esta edição abordou ainda temas como a logística marítima e as Auto Estradas do Mar, contratação, operacional, documental e gestão de riscos no transporte multimodal, política ambiental da União Europeia no transporte, custos comparativos: composição e quantificação e E-maritime.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à operação de embarque e desembarque de camiões completos e reboques, assim como o seu estacionamento dentro do navio, além de visitas à ponte de comando, casa das máquinas e visitas aos portos de Barcelona e Civitavecchia.

A Transportes em Revista teve oportunidade de contactar alguns motoristas de operadores rodoviários portugueses, habituais utilizadores deste serviço, onde pode constatar o enorme agrado e satisfação por esta solução de transporte. Segundo Alberto Martins, um dos motoristas, "esta solução é a melhor, pois é mais barata, mais rápida e o tempo passado no navio é relaxante, proporcionando o convívio". Segundo ele, "a alternativa por estrada, que fiz diversas vezes, representa um forte adicional de custos, trabalho, risco e desgaste para os camiões". Já António Marques valorizou o facto de este transporte não ter qualquer processo burocrático associado. "Chegamos ao cais, entramos e estacionamos o camião e já está. O resto é repouso e convívio com outros motoristas. Quando chegamos ao destino é pegar no camião e fazer à estrada," referiu com satisfação.

Vale a pena ainda referir que com esta quinta edição do curso Gloss, a Escola Europeia de Short Sea Shipping já formou cerca de 300 profissionais portugueses de áreas como a logística, transitários, operadores de transporte, administrações públicas e privadas, assim como responsáveis pela logística de empresas importadoras e exportadoras.

Como nota final de referir a total ausência de operadores rodoviários, nesta edição do curso, o que para os constrangimentos que o sector atravessa e para a necessidade permanente de redução de custos operacionais é, no mínimo, surpreendente.

FONTE: TRANSPORTES EM REVISTA