Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APSS lança Museu Virtual do Porto de Setúbal

A APSS encetou um conjunto de acções conducentes à criação do Museu Virtual do Porto de Setúbal, que já se encontra online, em versão experimental. Os objectivos do projecto assentam na preservação de elementos do património histórico da APSS e, por outro lado, na sua disponibilização para consulta virtual, uma vez que representam uma boa fonte de informação para trabalhos científicos ou empresariais e outros de carácter menos estruturado ou lúdico.

Os trabalhos já realizados incluíram a definição da identidade gráfica do Museu Virtual, incluindo criação de logótipo e de layout das páginas Web, apostando no design e na simplicidade da consulta; Definição da estruturas de catalogação e de descritores (tags) que permitam a pesquisa temática dos elementos do espólio; Selecção de matérias, digitalização, catalogação e colocação online dos documentos.

Este projecto inclui ainda a dinamização da campanha “Retratos do Porto de Setúbal”, que apela à participação dos colaboradores, ex-colaboradores da APSS e de outras empresas/entidades ligadas ao porto, incluindo ainda a população de Setúbal, sensibilizando-os para a disponibilização de documentos particulares para digitalização e integração no Museu Virtual e, por outro lado, convida-los para colaborarem na identificação das imagens que vão sendo colocadas online.

Para além de enriquecer o espólio virtual, pretende-se que o museu seja mais do que o “álbum virtual da APSS”, tornando-o efectivamente no “álbum virtual do Porto de Setúbal”, sublinhando-se (simbolicamente) a importância da colaboração entre todas as entidades que constituem o porto.

O Museu Virtual do Porto de Setúbal é acessível através do endereço www.portodesetubal.pt/museu, onde podem ainda ser deixadas sugestões e contributos para a campanha “Retratos do Porto de Setúbal”.