Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Baía da Horta candidata a uma das Mais Belas Baías do Mundo

A baía da Horta, ilha do Faial, foi recentemente aceite como candidata ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, anunciou o presidente da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro.
Falando em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho, o autarca faialense manifestou a sua satisfação pelo facto de a candidatura da baía da Horta ter sido aceite pelo clube num congresso internacional que terminou na passada semana, no Senegal.

«A presente candidatura tem em consideração não apenas a excepcional beleza costeira da cidade da Horta, mas também a sustentabilidade paisagística e ambiental dos zonas envolventes e a sua correlação natural, comercial, cultural e turística com o porto da Horta», destacou João Fernando Castro.

Segundo o autarca, a candidatura em causa tem ainda em linha de conta matérias como a «indiscutível preservação» da zona e a sua «especial localização», no centro do grupo central dos Açores, numa ilha marcada pela «hospitalidade das suas gentes» e pela «paixão pelo mar».

«Como se pode comprovar pelo dossier de candidatura, a baía da Horta mantém o seu património natural perfeitamente salvaguardado», recordou o presidente do município, que realçou ainda a ligação comercial que existe entre os faialenses e a baía da Horta, em áreas como a exploração portuária, as atividades marítimo-turísticas, as pescas e investigação dos oceanos e do mar profundo.

A candidatura da baía da Horta ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, que contou com «especial apadrinhamento» da baía de Setúbal (a única do país que ostenta essa classificação), será apreciada por júris internacionais, que deverão deslocar-se aos Açores nos próximos meses, prevendo-se que o resultado final seja divulgado dentro de um ano.

Esta candidatura foi apresentada pela Comissão Náutica Municipal da Horta, entidade composta pelo município, pela administração portuária, pelo Clube Naval da Horta e pela Associação Regional de Vela, que têm em mente criar, no futuro, uma colectividade com personalidade jurídica de direito civil, denominada Associação da Baía da Horta.

Fundada em março de 1997, em Berlim, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento turístico, económico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes.

Atualmente, apenas 32 baías fazem parte desta instituição. Os critérios de inclusão de novas candidaturas têm em conta não apenas a beleza dos locais, mas também a sua relação com o património natural e cultural.
 

FONTE: LUSA/SOL







Artigos relacionados:

  • Clube das Mais Lindas Baías do Mundo
  • A Baía de Setúbal integra, desde 2002, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo