Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O uso de uma estratégia de aprendizagem humana por um peixe

Até há pouco tempo atrás, pensava-se que o “montanhismo” (do inglês hill-climbing), era uma técnica de aprendizagem social exclusivamente humana, mas recentemente foi descoberto que uma espécie europeia de peixe é capaz de utilizá-la.

O peixe em causa dá pelo nome de Pungitius pungitius, nine -spined stickleback em inglês, e ocorre em vários países da Europa, embora não esteja presente na Península Ibérica. Num estudo levado a cabo por investigadores das Universidades de St. Andrews e Durham, no Reino Unido, e publicado na revista Behavioural Ecology, verificou-se que estes peixes são capazes de comparar o comportamento de outros indivíduos com a sua própria experiência, seleccionando depois que peixe copiar de forma a obter mais alimento. Estes animais copiam o comportamento de outros mas apenas se estes forem mais bem-sucedidos.

De acordo com um dos autores do artigo, é extraordinário que uma forma de comportamento óptima nos humanos esteja presente nestes peixes. Trata-se de uma descoberta importante para a compreensão da evolução do cérebro elucidando sobre que tipos de cérebro são necessários para a execução de determinadas funções cognitivas em humanos e em peixes.

FONTE: NATURLINK