Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Piratas fazem quase 800 tripulantes reféns num ano

Cerca de 790 tripulantes foram feitos reféns por piratas ao largo da costa da Somália durante o último ano, revela um estudo do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc. De acordo com a pesquisa, mais de US$ 110 milhões foram pagos em resgates no mesmo período. Em média, o valor de resgate pago para cada refém é de US$ 4,85 milhões, indica a rádio ONU.

A agência defende que a actividade dos piratas na região passou a ser considerada crime transnacional, apoiado por procedimentos, modelos bem-sucedidos e boa organização e financiamentos.

O Unodc aponta níveis alarmantes alcançados nos últimos anos, com um aumento de operações que resultam mais mortes. Entre 2000 e 2007 foi reportada uma média anual de 26 ataques.

Em 2008, o número subiu para 111, tendo quadruplicado entre 2009 e 2010. A Unodc alerta para o alastramento da actividade dos piratas para o Golfo de Aden, Mar Vermelho e Oceano Índico.

FONTE: ÁFRICA 21 DIGITAL