Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Primeiras lojas da Gare Marítima do Porto do Funchal abrem este mês

A passagem do primeiro aniversário da Gare Marítima do Porto do Funchal foi marcada pela oferta de Vinho Madeira e Bolo de Mel aos passageiros e tripulação do navio "Bleu de France", que ontem esteve atracado na Pontinha, isto para além da presença de um grupo folclórico que animou o momento.

Na oportunidade, o presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) fez um balanço "bastante positivo" ao primeiro ano de actividade da nova Gare Marítima do Porto do Funchal, salientando que "a Região e a APRAM aprendeu a lidar com esta nova infra-estrutura" que "veio dinamizar e trazer melhor recepção no Porto do Funchal".

Bruno Freitas destaca, por outro lado, o facto das "companhias e passageiros elogiarem esta infra-estrutura e a comodidade que ela veio proporcionar" e que a mesma "veio trazer uma mais-valia para a Região e para o turismo da Madeira, que resultou num reconhecimento internacional da obra, que vem colocar e manter a Madeira como um porto de excelência no Atlântico e na Europa".

Salienta que o aumento do número de navios de cruzeiros no Porto do Funchal surge como resultado da aposta e divulgação da nova Gare Marítima, realçando que somando o segundo semestre de 2010 mais os cinco primeiros meses de 2011, já estão contabilizados mais de 200 navios.

Sublinha ainda que a Gare Marítima do Funchal será melhorada com a instalação de mangas, que estão em fase experimental, "bem como com a adjudicação dos espaços comerciais no terminal, que vão trazer mais vida ao mesmo".

Espaços comercias abrem em Junho

Neste âmbito, o presidente da APRAM adiantou que está para breve a abertura dos novos espaços comerciais na Gare Marítima, um café, uma loja de vinhos, uma loja de artesanato regional e uma florista, o que deverá acontecer durante o corrente mês de Junho, acrescentando que a "acessibilidade das pessoas à Pontinha" já é uma realidade devido ao facto de "já ter sido aprovada pela Comissão de Protecção do Porto, decorrendo junto do IPTM e da Administração Geral de Administração Interna a aprovação do plano de segurança".

"A circulação pedonal poderá ser uma realidade plena em breve, com a abertura oficial dos espaços comerciais", adiantou ainda.

De referir que, curiosamente, a maioria dos passageiros do navio "Bleu de France" eram de nacionalidade brasileira, os quais teciam comentários bastante positivos às condições oferecidas pela nova Gare Marítima do Porto do Funchal.

Na oportunidade também não deixaram de elogiar o Vinho Madeira que era oferecido pelo Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira.

FONTE: JORNAL DA MADEIRA