Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«ESCRUTINAR, TODOS OS DIAS, O MAR DE OPORTUNIDADES QUE O MAR NOS OFERECE»

Presidente da APP assina petição para criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar

O Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), José Luís Cacho, assinou a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. “Escrutinar, todos os dias, o mar de oportunidades que o Mar nos oferece. É esse o lema das administrações portuárias portuguesas que integram a Associação dos Portos de Portugal. Trazer de novo, para o nosso seio, para potenciar sinergias, para bem de todos os países, os mundos que outrora demos ao Mundo, é um dos desideratos da recém-constituída Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP). Todos os esforços tendentes a trazer o Mar de novo para mais perto de nós, a colocá-lo no centro do debate e das estratégias de quem nos governa e nos representa democraticamente, são esforços positivos, salutares. Daí apoiarmos a criação de uma Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar”, explica José Luis Cacho, que lidera também os Conselhos de Administração do Porto de Aveiro (APA) e do Porto da Figueira da Foz (APFF).

Esta petição foi também assinada por Liberato Fernandes, Presidente do Grupo Insular Açores Madeira e Canárias do CCR-Sul, que expressa: “Impõe-se envolver todas as actividades marítimas no encontro de caminhos para o desenvolvimento duma política integrada para o mar. A população portuguesa e os órgãos que a representam devem ter uma perspectiva estratégica assente no debate nacional que mobilize o país no aproveitamento sustentado deste imenso activo. Para nosso bem e para bem da humanidade!”

A petição, que actualmente já conta com mais de 2400 assinaturas, poderá ser subscrita aqui .


Sobre o Fórum do Mar

O Fórum Empresarial da Economia do Mar é uma associação de empresas, prevista no estudo "Hypercluster da Economia do Mar", elaborado pelo Professor Ernâni Lopes, com os seguintes objectivos:

a) Contribuir para o assumir da economia do mar como um desígnio nacional, por forma a afirmar Portugal como actor marítimo relevante, ao nível global;
b) Contribuir para o desenvolvimento sustentável do mar e valorizar a sua importância como um dos principais recursos económicos, projectando-o como o grande motor do desenvolvimento económico do país;
c) Promover uma estratégia comum e integrada das actividades relacionadas com a economia do mar, bem como criar as condições e fomentar as boas práticas empresariais de excelência e cooperação entre os actores estratégicos nacionais, com vista ao desenvolvimento da economia portuguesa e à produção de riqueza colectiva em todos os sectores de actividade relacionados com a economia do mar.
 







Artigos relacionados:

  • António Belmar da Costa assina petição
  • «O mar é uma das janelas de liberdade de Portugal»
  • Petição a favor de Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar reuniu mais de 500 assinaturas num dia
  • Fórum Empresarial da Economia do Mar edita newsletter
  • Fórum Empresarial da Economia do Mar e Associação Oceano XXI estabelecem protocolo de cooperação
  • CP Carga associa-se ao Fórum Empresarial da Economia do Mar