Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COMEMORADO DE 18 A 21 DE MAIO

Museu Marítimo de Ílhavo atinge o meio milhão de visitantes

Assinalando o Dia Internacional dos Museus, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) oferece uma programação repartida pelos dias 18 e 21 de Maio. No primeiro o MMI promove o Dia Aberto e o Serviço Educativo “Museus e Memória”. No dia 21 de Maio destaque para a Sessão Comemorativa na qual serão entregues os prémios do I Concurso de Modelismo Náutico do MMI lançado pela CMI em 2010, sob o tema: Navios de Pesca do Bacalhau.

Marco incontornável da História e Cultura das gentes de Ílhavo, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) tem constituído uma aposta central da CMI na promoção e conservação do património do Município que tem “O Mar por Tradição”, afirmando-se com elevado sucesso, muito em especial desde o dia 21 de Outubro de 2001, aquando da inauguração do seu actual edifício.

Aliando o carácter extraordinário e único da história da “Faina Maior” à beleza da arquitectura do edificado, o MMI é hoje uma referência na museologia portuguesa, diferenciadora do Município, da Região de Aveiro, da Região Centro e de um Portugal intimamente ligado ao Mar.

O empenho e dedicação a esta causa resultaram na integração do MMI na Rede Portuguesa de Museus em 2010, após candidatura aprovada pelo Instituto dos Museus e da Conservação.
Com um reconhecido percurso de 74 anos, o MMI viveu nesta última década um novo ciclo de vida, registando mais visitantes do que em toda a sua história anterior, tendo no passado dia 12 de Maio alcançado os 500.000 visitantes.

Num tempo de arranque de uma nova vida, motivada pelas Comemorações do 75.º Aniversário do MMI em 2012, a CMI tem neste momento em desenvolvimento duas novas intervenções, uma já em execução física – o Centro de Investigação e Empreededorismo, pela requalificação da antiga Escola Preparatória de Ílhavo – e outra em projecto – um Aquário de Bacalhaus, localizado nos terrenos mais a Norte dos espaços exteriores da antiga Escola Preparatória de Ílhavo, a Poente do MMI – que complementarão a vertente histórico-cultural do MMI, com a vertente da investigação e inovação, dotando-o com novas valências e novos espaços para realização de pequenas reuniões, workshops e conferências, aprofundando o papel sócio-cultural deste singular Museu.

Dia Internacional dos Museus
Programa

18MAI11
10h – 18h Dia Aberto
Serviço educativo “Museus e Memória”

21MAI11
17h Concerto de Primavera

18h Sessão Comemorativa
» Mesa-redonda sobre Património Marítimo e Modelismo Náutico com o Professor Joaquim Pais de Brito (Directos do Museu Nacional de Etnologia) e o Doutor Luís Martins (Antropólogo)
» Apresentação do livro/catálogo Tudo num Barco – Património Marítimo e Cultura Popular
» Entrega dos prémios do I Concurso de Modelismo Náutico do MMI
» Inauguração da exposição temporária Fora de Bordo – olhares sobre o Mar Português