Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

ÍNDICO

NRP Vasco da Gama afugentou suposto navio-mãe pirata

Durante a manhã da passada sexta-feira a fragata NRP Vasco da Gama, que comanda a EU NAVFOR, a força da União Europeia que atua em patrulha naval anti-pirataria ao largo da Somália, conseguiu intercetar um Dhow que alegadamente funcionava como um navio-mãe pirata.

O Dhow, cuja tripulação original estava refém dos supostos piratas, foi considerada um perigo claro e presente para a marinha mercante na área. Por este motivo, o navio de guerra português advertiu verbalmente o Dhow para inverter o rumo e fazer o seu caminho de volta para o ancoradouro pirata.

Ignorados os avisos verbais, o NRP Vasco da Gama e seu helicóptero deram tiros de aviso na direção do suspeito navio pirata, que rapidamente refez a rota em direção à costa da Somália. O navio de guerra português monitorizou os suspeitos piratas até estes chegarem ao seu ancoradouro.

Com o início da monção Sudoeste na área, que traz consigo o agravamento do tempo e mar agitado, esta pode ter sido a última chance que este grupo pirata específico teve de navegar no Oceano Índico para atacar navios mercantes.

O NRP Vasco da Gama está a comandar a EU NAVFOR. A tripulação é composta por 212 elementos da Marinha e está equipada com um helicóptero, dispondo de duas equipas de embarque.

FONTE: CARGO