Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE, EM PONTA DELGADA

Portas do Mar recebem três navios de cruzeiro de grandes dimensões

Hoje, sábado, a cidade de Ponta Delgada vai receber simultaneamente três navios de cruzeiro de grandes dimensões. Espera-se um intenso movimento de passageiros e tripulantes que proporcionarão um dia diferente à cidade e à ilha.

CROWN PRINCESS
Este sábado, dia 14 de Maio, visita Ponta Delgada (06.30-17.00 horas) o sexto navio da famosa classe Grand, mais precisamente o Crown Princess, da Princess Cruises, que pertence ao grupo Carnival Corporation.

O vistoso navio de cruzeiros americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Southampton, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Lisboa, Roterdão, Zeebrugge e Le Havre.

Inaugurado em Maio de 2006, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone. Mede 290 metros de comprimento, 36 metros de largura, 8 metros de calado, desloca 116 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3782 turistas e 1163 tripulantes. O navio comporta 15 decks para passageiros, com um total de 1557 cabines, das quais 1105 são exteriores e 452 interiores.

CELEBRITY CONSTELLATION
Também hoje escala Ponta Delgada (06.30-14.00 horas) o quarto e último navio da inovadora classe Millennium, mais precisamente o Celebrity Constellation, da Celebrity Cruises, pertença do grupo Royal Caribbean International. O luxuoso navio da Celebrity encontra-se em viagem de reposicionamento entre Ft. Lauderdale e Amesterdão, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Lisboa, Cherbourg, Le Havre e Dover.

Inaugurado em Março de 2001, foi construído na França pelos conhecidos estaleiros Chantiers de L’Atlantique. Mede 294 metros de comprimento, 32,2 metros de largura, 8 metros de calado, desloca 90 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2450 turistas e 999 tripulantes.

O navio possui 11 decks para passageiros, com um total de 957 cabines, das quais 780 são exteriores e 195 interiores.

Outro motivo de interesse destes navios reside no facto de serem equipados com um sistema de propulsão por pods, baseados em energia fornecida por um sistema de turbinas a gás que proporciona menor trepidação, menos poluição / eficiência energética.

NORWEGIAN EPIC
Depois da chegada do Crown Princess e do Celebrity Constellation, realce para a estreia (09.30-18.00 horas nas Portas do Mar) de um dos mais mediáticos navios da actualidade, precisamente o Norwegian Epic, pertença da companhia Norwegian Cruise Line.

O imponente navio da NCL encontra-se em viagem de reposicionamento entre Miami e Barcelona, incluindo o seu roteiro apenas esta visita a Ponta Delgada. Destaque especial para o facto de ser o primeira vez que este navio visita um porto português.

Inaugurado em Junho de 2010, foi construído na França pelos conhecidos estaleiros Chantiers de L’Atlantique, agora designados STX Europe. Mede 325 metros de comprimento, 40,5 metros de largura, desloca 153 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 5400 turistas e 1730 tripulantes. Com 15 decks para passageiros, tem um total de 2100 cabines, das quais 1415 são exteriores com varanda e 685 interiores simples. Nota de realce para os 128 quartos single, bem como espaços de convívio específicos para passageiros que viajam sozinhos.

Baseado no conceito de “Freestyle Cruise”, o navio de cruzeiros que sábado estreia nas Portas do Mar é o maior construído até hoje nos já mencionados estaleiros franceses e é, até ao momento, o maior da frota da companhia Norwegian Cruise Line e ainda um dos maiores do mundo.

COLABORAÇÃO: André Velho Cabral (Portos dos Açores)