Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Exportações aumentaram 17% no primeiro trimestre

As exportações aumentaram 17 por cento no primeiro trimestre do ano em comparação o mesmo período do ano passado. As importações também cresceram 8,5 por cento, refere o INE. Esta evolução resultou num saldo para a balança comercial de 342 milhões de euros.

A subida das exportações em 17 por cento, apesar do aumento das importações em 8,5 por cento, representa uma atenuação do saldo negativo da balança comercial para 4.271 milhões de euros. Entre janeiro e março deste ano, os fornecimentos industriais e material de transporte e acessórios crescera, 33 e 27 por cento, respetivamente, dando um impulso às exportações.

As importações também aumentaram em termos homólogos, com incidência nas categorias de fornecimentos industriais (23,7 por cento) e combustíveis e lubrificantes (15,5 por cento) e a redução na entrada de máquinas e outros bens de capital (-8,2 por cento). O rácio entre o valor das exportações de um bem e as importações do mesmo foi de 70,3 por cento, o que representa uma melhoria de 5,1 pontos percentuais face ao mesmo trimestre em 2010.

O comércio com outros países da União Europeia foi o principal fator de subida das exportações em março, enquanto os países extracomunitários se distinguem nas importações.
 

FONTE: CARGO