Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AGENTES DO TURISMO REUNIDOS NO PORTO DE LEIXÕES

Conferência Internacional analisou impacto do novo terminal de cruzeiros na região

O Auditório Infante D. Henrique mostrou-se pequeno para albergar a forte afluência de participantes que acorreu a Leixões para a Conferência “O NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES, QUE PERSPECTIVAS PARA O TURISMO”, que decorreu ontem, 29 de Março.

Com a expectativa da abertura do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões, em que para 2011 estão já previstas 70 escalas de navios e 60 mil passageiros, a APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, colocou em debate um conjunto de temas ligados ao acolhimento, mobilidade no centro urbano e às novas ofertas turísticas da região.

O crescimento do número e dimensão dos navios e o aumento de passageiros irá ter um reflexo exponencial na economia local e regional. Esta foi a ideia veiculada pelos especialistas britânicos Peter Wild e Paul Ellerby, nas suas apresentações e confirmada pela experiência do porto de Lisboa, destino consolidado em matéria de cruzeiros.

As Câmaras Municipais de Matosinhos, Porto e Gaia, envolvidas no projecto, estão já a projectar planos de circulação e estacionamento de autocarros.

A longa jornada de trabalho deu a conhecer a diversidade da oferta regional. Numa “maratona “ de apresentações os responsáveis por diversos equipamentos e produtos deram a conhecer de forma entusiástica como estão aptos a responder às motivações da procura do passageiro de cruzeiros. A oferta Cultural do Norte de Portugal, a Rota do Românico do Vale do Sousa, as Caves de Vinho do Porto, as Quintas do Douro e os Vinhos Verdes, a Fundação de Serralves, a Casa da Música e a Restauração foram alguns dos que responderam à chamada dos imperativos do produto cruzeiros.

Dentro do auditório e a par da Conferência decorreu, ainda, uma mostra de produtos turísticos.

Esta conferência insere-se num Programa global de capacitação da Região para o Turismo de Cruzeiros que está a ser desenvolvido pela Administração dos Portos de Douro e Leixões, SA.


 







Artigos relacionados:

  • Obra vai potenciar o turismo da região
  • «O NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS - Que perspectivas para o turismo»
  • «Queen Elizabeth» vem a Leixões este ano
  • Porto de Leixões à conquista de novos mercados no Brasil
  • APDL abre concurso público para empreitada avaliada em 28,3 milhões